Após o governador Mauro Mendes (UNIÃO) declarar recentemente que presenciou alunos de uma escola estadual em Cuiabá fazendo sinais em alusão à facção criminosa Comando Vermelho, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que a pasta já atua com para coibir essa prática e a disseminação dessas organizações criminosas nas unidades de educação.
Ele citou como exemplo um mecanismo chamado NIS, cooperação entre a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Além disso, o chefe da pasta ressaltou que investimentos feitos na melhoria da infraestrutura de novas escolas e construção de unidades vocacionadas são outras medidas fundamentais para garantir que o ambiente escolar seja mais atrativo para os estudantes.
“Nós temos o NIS, que é o Núcleo de Inteligência e Segurança escolar que trabalha em atuação junto com a segurança pública, mas o que vai fazer a diferença é a gente melhorar as nossas escolas, como nós estamos fazendo”, comentou.
“Vocês têm acompanhado aí nos últimos dias que as escolas estão sendo modernizadas, reconstruídas, com tecnologia no ambiente escolar e melhoria do ensino. Vocês viram que o estado de Mato Grosso saiu de 22º em 2019, hoje nós somos a 8ª melhor educação. Então, deixando ambientes mais atrativos, um currículo que conversa com o nosso estudante do século XXI, professores valorizados, com certeza a gente vai mudando esse cenário”, completou.
Porto exaltou o trabalho feito pelo governo estadual para o avanço dos índices de educação e ponderou que os resultados de melhoria serão observados a médio e longo prazo, e não repentinamente.
"A gente está trabalhando muito forte e tornando as escolas mais atrativas. Vocacionadas ao esporte, [construindo] escolas militares, escolas de tempo integral. Estamos aperfeiçoando e aumentando esses modelos que estão funcionando na nossa rede”.
Durante sua participação no Painel Agro Summit, em São Paulo, Mendes relatou que testemunhou estudantes fazendo gestos alusivos à facção criminosa Comando Vermelho no ato de inauguração de uma escola pública na periferia de Cuiabá.
“Eu fui num evento, inaugurando uma escola na periferia do meu estado, da minha cidade, da capital. E de repente o ajudante de ordem me alertou: Governador, o senhor percebeu o sinal que a gurizada está fazendo?’ Eu falei: não, [Estão] tirando foto. Um monte de aluno, 15, 12 anos, 13 anos, 10 anos. Quando eu olhei e prestei atenção, tudo fazendo isso aqui, ó [sinal utilizado por membros da facção]. Vocês sabem o que é isso? É o símbolo de uma das mais fortes facções criminosas nesse país. Gente, isso é muito grave”, disse o governador.
Fonte:olhardireto.com.br
A Polícia Federal prendeu um assessor do deputado federal Antônio Doido (MDB-PA) durante uma ação realizada em Bel&eacut...
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei complementar que institu...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários