CIDADE ABANDONADA
REDAÇÃO
O desembargador Juvenal Pereira, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, criticou a buraqueira em Cuiabá afirmando que ninguém tem mais condições de andar nas ruas. Ele observou que a cidade está “abandonada”, o que não condiz com o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) lançado pela prefeitura de Cuiabá.
A declaração foi dada nesta quinta-feira (30) durante a sessão que declarou inconstitucional a lei municipal que havia atualizado a planta de valores genéricos dos imóveis, que serve como base para o cálculo do IPTU.
“A lei se direcionou simplesmente para o imposto que é cobrado de imediato do munícipe. A revisão deve ser feita, mas não com essa finalidade”, disse o desembargador
“Nós todos sabemos da valorização de imóveis quando há a prestação de melhorias do Poder Municipal. E hoje nós sentimos que a Capital encontra-se abandonada. Ninguém tem condições de andar nessas ruas”, acrescentou.
A decisão
Os desembargadores seguiram por unanimidade o voto da relatora, Serly Marcondes, que acolheu uma ação direta de inconstitucionalidade do procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior. No voto, a relatora determinou que o Município refaça os cálculos e emita novos boletos.
A primeira parcela e a cota única venceriam no próximo dia 12 de abril.
Nas vias principais dos bairros, a trafegabilidade é comprometida porcondições precárias do asfalto
Durante o voto, a relatora afirmou que se deparou com aumento de até 620% na Avenida Ayrton Senna da Silva, em que o valor do metro quadrado sofreu um acréscimo de R$ 25 para R$ 180.
Para ela, aumento não pode levar em consideração a valorização imobiliária de cada região.
“A valorização imobiliária não repercute direta e automaticamente sobre a renda do cidadão e, em última análise, não altera sua capacidade contributiva. A valorização imobiliária, aliás, decorre de fatores alheios, tais como desenvolvimento urbano e investimentos públicos e privados em determinada região”, afirmou.
NOTÍCIA ANTERIOR
PRÓXIMA NOTÍCIA
De acordo com dados da Ancine (Agência Nacional do Cinema), o filme Ainda Estou Aqui se tornou a quinta maior bilheteira da história d...
Diante da alta dos preços dos alimentos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu que a populaç&at...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários