@crsf

Desembargador cita" buraqueira" para votar contra o aumento do IPTU2023 em Cuiabá

CIDADE ABANDONADA

Desembargador cita" buraqueira"  para votar contra o aumento do IPTU2023 em Cuiabá

REDAÇÃO

O desembargador Juvenal Pereira, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, criticou a buraqueira em Cuiabá afirmando que ninguém tem mais condições de andar nas ruas. Ele observou que a cidade está “abandonada”, o que não condiz com o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) lançado pela prefeitura de Cuiabá.

A  declaração foi dada nesta quinta-feira (30) durante a sessão que declarou inconstitucional a lei municipal que havia atualizado a planta de valores genéricos dos imóveis, que serve como base para o cálculo do IPTU.

“A lei se direcionou simplesmente para o imposto que é cobrado de imediato do munícipe. A revisão deve ser feita, mas não com essa finalidade”, disse o desembargador

“Nós todos sabemos da valorização de imóveis quando há a prestação de melhorias do Poder Municipal. E hoje nós sentimos que a Capital encontra-se abandonada. Ninguém tem condições de andar nessas ruas”, acrescentou.

A decisão
Os desembargadores seguiram por unanimidade o voto da relatora, Serly Marcondes, que acolheu uma ação direta de inconstitucionalidade do procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior.  No voto, a relatora determinou que o Município refaça os cálculos e emita novos boletos.

A primeira parcela e a cota única venceriam no próximo dia 12 de abril.

 

Nas vias principais dos bairros, a trafegabilidade é comprometida porcondições precárias do asfalto

Durante o voto, a relatora afirmou que se deparou com aumento de até 620% na Avenida Ayrton Senna da Silva, em que o valor do metro quadrado sofreu um acréscimo de R$ 25 para R$ 180.

Para ela, aumento não pode levar em consideração a valorização imobiliária de cada região.

“A valorização imobiliária não repercute direta e automaticamente sobre a renda do cidadão e, em última análise, não altera sua capacidade contributiva. A valorização imobiliária, aliás, decorre de fatores alheios, tais como desenvolvimento urbano e investimentos públicos e privados em determinada região”, afirmou.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Ainda Estou Aqui se torna a 5ª maior bilheteria da história do cinema brasileiro

Ainda Estou Aqui se torna a 5ª maior bilheteria da...

De acordo com dados da Ancine (Agência Nacional do Cinema), o filme Ainda Estou Aqui se tornou a quinta maior bilheteira da história d...

Presidente Lula sugere que população evite comprar produtos caros para pressionar redução de preços

Presidente Lula sugere que população evite comprar...

 

Diante da alta dos preços dos alimentos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu que a populaç&at...