Nesta sexta-feira, o momento mais frio do dia em Cuiabá foi registrado às 11h da manhã, com os termômetros marcando 16,6 °C. No entanto, a sensação térmica pode cair ainda mais, alcançando 13,8 °C a partir das 16h.
A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram um alerta amarelo nesta sexta-feira (12) devido ao perigo potencial de declínio de temperatura em Cuiabá e outros municípios da região Centro-Sul de Mato Grosso. A previsão é de uma queda de 3 °C a 5 °C nas temperaturas, com os termômetros podendo registrar mínimas de até 12 graus, em contraste com os 17 graus habituais.
Além de Cuiabá, o aviso é válido para Primavera do Leste, Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, e outras cidades do Centro-Sul mato-grossense. O alerta permanece em vigor até domingo (14).
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), uma forte frente fria, acompanhada por uma ampla massa de ar polar, alcançou a região sul do país há cerca de duas semanas. Favorecida pelo ar frio e seco do inverno, essa massa de ar chegou também a Mato Grosso, provocando as baixas temperaturas.
Nesta semana, outra massa de ar frio avançou pelo país, intensificando ainda mais as mudanças climáticas e resultando em um declínio significativo das temperaturas. Esse fenômeno é típico da estação e pode causar episódios de friagem.
Nesta sexta-feira, o momento mais frio do dia em Cuiabá foi registrado às 11h da manhã, com os termômetros marcando 16,6 °C. No entanto, a sensação térmica pode cair ainda mais, alcançando 13,8 °C a partir das 16h.
Para o sábado (13), a previsão é de um dia ensolarado com poucas nuvens e ventos com rajadas de até 13 km/h, alternando com períodos nublados. A temperatura mínima prevista é de 12 °C, enquanto a máxima pode chegar a 25 °C.
No domingo (14), a temperatura máxima pode subir ligeiramente, alcançando 27 °C, mas a mínima permanecerá em 12 °C. Os ventos devem estar um pouco mais fortes, e a sensação térmica pode variar em dois ou três graus, mantendo a sensação de frio.
Enquanto a massa de ar polar circular pelo país, especialmente na região sul, Mato Grosso pode experimentar episódios de friagem a qualquer momento, reforçando a necessidade de atenção e cuidados adicionais durante este período.
fonte: folhadoestado.com.br
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) resolveu tirar a luva e bater de frente com o prefeito Abilio Brunini (PL). Para ela,...
Os diálogos ilustram não apenas o racha na direita e a influência do pastor Silas Malafaia, mas, sobretudo, um...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem sobre candidatos da direita em simulações de segundo turno para...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários