@crsf

Mato Grosso reforça alerta contra o Aedes aegypti no período chuvoso

Mato Grosso reforça alerta contra o Aedes aegypti no período chuvoso

 

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso emitiu um alerta à população sobre a necessidade de intensificar os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A preocupação se deve ao período chuvoso, que segue até maio, favorecendo a proliferação do inseto.

 

Segundo o Informe Epidemiológico da SES, de janeiro a 8 de novembro deste ano, o estado registrou 41.738 casos prováveis de dengue, 391 de zika e 20.716 de chikungunya. Além disso, 36 óbitos foram causados por dengue e 11 por chikungunya, demonstrando a gravidade da situação.

 

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, destacou a importância da prevenção. “O primeiro e mais importante passo para prevenir essas doenças é dar fim aos locais que favorecem a proliferação do mosquito, pois 80% dos criadouros estão em ambientes residenciais. A população não deve deixar água acumulada em reservatórios, embalagens, tampinhas de garrafa, lixeiras e vasos de planta destampados, entre outros”, alertou.

 

A alta nos casos não é exclusiva de Mato Grosso. Segundo o Ministério da Saúde, o aumento expressivo ocorreu em todo o Brasil devido à combinação de calor excessivo e chuvas intensas, além do ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue.

 

Vacinação contra dengue em Mato Grosso

 

Desde abril de 2024, Mato Grosso iniciou a vacinação contra a dengue em 35 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde. Contudo, a imunização está disponível apenas para crianças de 10 a 14 anos. Apesar disso, a SES reforça que as medidas de prevenção, como eliminação de criadouros e higienização, continuam sendo as formas mais eficazes de combate ao mosquito para a maior parte da população.

 

A SES incentiva a participação da comunidade no controle de possíveis focos do Aedes aegypti. Ações simples, como evitar o acúmulo de água parada, podem salvar vidas e reduzir os impactos das doenças transmitidas pelo mosquito.

 

Para mais informações e detalhes sobre os dados epidemiológicos, é possível acessar o Informe Epidemiológico nº 32 disponibilizado pela SES.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Bastidores Quentes nas Eleições do TCE: Divisão de Alianças e o Fiel da Balança

Bastidores Quentes nas Eleições do TCE: Divisão de...

 

As eleições para a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que ocorrerão no final deste ano,...

“Hoje sentimos uma renovação da nossa fé”, afirma espectadora após apresentação do espetáculo promovido pelo Governo de MT

“Hoje sentimos uma renovação da nossa fé”, afirma...

A segunda apresentação do Auto da Paixão de Cristo 2025, realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cid...

“Resolve nossos problemas e prioriza o nosso tempo”, afirma morador atendido no Mutirão da Cidadania

“Resolve nossos problemas e prioriza o nosso tempo...

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, nessa quinta-feira (17.4), mais um dia de atendimentos do Mutir&a...