Escolas monitoradas
Da redação
As Secretarias de Estado de Educação (Seduc-MT) e de Segurança Pública (Sesp-MT) iniciaram, nesta semana, os testes na instalação das câmeras de monitoramento nas escolas da rede estadual. Para que o sistema de cada unidade seja validado, é necessário 100% de eficiência das conexões com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o controle de acesso às unidades escolares vai ser realizado em tempo real e deverá contribuir para a segurança da comunidade escolar. Para ele, a cooperação técnica entre Seduc e Sesp representa o fortalecimento da segurança no ambiente escolar.
“A instalação desses equipamentos representa um avanço e uma ação inédita no âmbito do poder público estadual. É uma ferramenta que vai reforçar o monitoramento permanente das nossas escolas e também possibilitar o acompanhamento da movimentação no entorno da escola”, diz o secretário.
O superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Santana, reforça que o sistema faz parte do programa ‘’Vigia + MT’’, e que vai contribuir com a segurança dentro e fora das unidades escolares. “Além de monitorar a segurança na escola, o sistema também contribui de forma direta com a comunidade. As câmeras vão inibir a presença de alguém mal-intencionado, já que funcionará 24 horas”, afirma.
Ele explica que essa fase de testes ocorre nas primeiras 20 escolas que receberão os equipamentos e é fundamental, pois vai garantir ação imediata da força policial, caso seja necessária.
PRÓXIMA NOTÍCIA
O governo dos Estados Unidos retirou nesta sexta-feira (12) o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane de Moraes, da lista d...
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, defendeu que a transparência é essencia...
O governador Mauro Mendes anunciou, nesta quarta-feira (10.12), a delegada da Polícia Civil de Mato Grosso, Mariell Antonini, para chefiar o...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários