REVOLTANTE
Terra
Apesar de ter afirmado nas redes que o cuidado com os povos indígenas sempre foi prioridade do governo federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) professou mentiras para subestimar a população Yanomami ao longo seus quatro anos de mandato. Em ao menos 19 ocasiões, Bolsonaro — declaradamente contrário à política de demarcação — minimizou o número de habitantes da região a fim de criticar políticas públicas de proteção aos indígenas.
Bolsonaro contou mentiras sobre os Yanonami em ocasiões diversas, conforme registra o contador de declarações do ex-presidente organizado pelo Aos Fatos. Houve falas em entrevistas à imprensa, discursos oficiais, encontros com apoiadores no cercadinho do Palácio do Planalto — além do discurso na ONU, quando ele atacou a política de demarcação e defendeu projetos que permitiam a exploração econômica de terras indígenas.
Saúde
Questionado sobre o estado de saúde dos Yanomami na terça-feira (24), o ex-presidente sugeriu que o povo não teria passado dificuldades em seu mandato com base em uma suposta conversa com indígenas que teria acontecido durante visita à cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM), em maio de 2021. Na ocasião, segundo ele, os Yanomami teriam lhe pedido apenas acesso à internet.
À época, a visita suscitou uma nova desinformação sobre o povo: a de que nenhum indivíduo teria morrido de Covid-19 na região graças ao consumo de um chá de casca de árvore. Em uma empreitada desinformativa em defesa do tratamento precoce e contra as vacinas de Covid-19, o ex-presidente anunciou a suposta cura milagrosa dos Yanomami em ao menos sete ocasiões ao longo de 2021.
Emergência em saúde
No último sábado (21), diante de casos graves de desnutrição, malária e infecção respiratória, o governo federal decretou emergência em saúde pública no território Yanomami. A violência, a poluição e as doenças trazidas pelo garimpo ilegal são apontadas como a principal fonte do problema. Até o momento, cerca de 1.000 indígenas foram resgatados para tratamento médico.
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mudanças climáticas, restrições ao México e tarifaço contra o Brasil atingiram em cheio um dos sím...
Foto: WESLEY SANTIAGO SILVEIRA
As feiras livres de Cuiabá agora são oficialmente reconhecidas com...
No dia 2 de setembro será o primeiro dia de julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpi...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários