@crsf

Decisão de Moraes sobre julgamento de militares está ‘bem fundamentada’ , diz próximo presidente do STM

ATOS GOLPISTAS

Decisão de Moraes sobre julgamento de militares está ‘bem fundamentada’ , diz próximo presidente do STM

Carta Capital

 

O próximo presidente do Superior Tribunal Militar, Francisco Joseli Parente Camelo, elogiou nesta terçafeira 28 a decisão do ministro Alexandre de Moraes a atestar a competência do Supremo Tribunal Federal para julgar militares envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.

 

Moraes anotou que “a Justiça Militar não julga ‘crimes de militares’, mas sim ‘crimes militares'”. Apontou, ainda, que o Código Penal não faz distinção entre civis e militares.

 

“Li e reli a decisão do ministro Alexandre de Moraes e entendi que está muito bem fundamentada. Não vejo, no geral, que tenham sido crimes militares. Crimes cometidos por militares em situações de atividade serão considerados crimes militares se forem contra o patrimônio que esteja sob administração militar ou contra a ordem administrativa militar. Não vejo que houve isso”, disse Camelo à coluna de Bela Megale no jornal O Globo. Ele assume o STM em 16 de março.

 

No mesmo despacho, Moraes autorizou a abertura de uma investigação sigilosa sobre a participação de oficiais da Polícia Militar do DF e das Forças Armadas no quebra-quebra bolsonarista.

 

O ministro acolheu um pedido apresentado pela PF. Segundo a corporação, militares ouvidos na 5ª fase da Operação Lesa Pátria “indicaram possível participação/omissão dos militares do Exército Brasileiro, responsáveis pelo Gabinete de Segurança Institucional e pelo Batalhão da Guarda Presidencial”.

 

Em depoimento à PF, o coronel Jorge Eduardo Naime afirmou que a cúpula do Exército impediu a remoção do acampamento bolsonarista em frente ao quartel-general, de onde saíram os vândalos que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes. Disse, ainda, que a Força havia “frustrado o planejamento” da PM do DF.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Atlas da Violência aponta MT como o terceiro estado com maior número de apreensões de cocaína pelas forças estaduais em 2023

Atlas da Violência aponta MT como o terceiro estad...

Christiano Antonucci - Secom - M

 

Mato Grosso é o terceiro estado brasileiro com maior volume de cocaína e...

Senado ouve Virginia nesta terça sobre papel de influenciadores em apostas online

Senado ouve Virginia nesta terça sobre papel de in...

STF autorizou que Virginia fique em silêncio para não se autoincriminar -Reprodução/Instagram/@virginia

 ...

INSS notifica aposentados sobre descontos associativos a partir desta terça-feira

INSS notifica aposentados sobre descontos associat...

Os avisos serão disponibilizados por meio do aplicativo ou do site Meu INSS,

 

Nesta terça-feira (13), cerca...