@crsf

Governo Lula é pior que o de Bolsonaro para 42%, mostra pesquisa

Essa é a terceira vez desde a posse que o atual governo fica atrás na comparação com a administração anterior

Governo Lula é pior que o de Bolsonaro para 42%, mostra pesquisa

A parcela de eleitores que considera o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) melhor que o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu para 33%, segundo pesquisa do instituto PoderData divulgada nesta terça-feira (29). É um recuo de quatro pontos porcentuais em um mês, atingindo o menor nível desde o início do atual mandato, em 2023.

Ao mesmo tempo, o porcentual de eleitores que avaliam a gestão de Lula como “pior” que a de Bolsonaro subiu para 42%. Essa é a terceira vez desde a posse que o atual governo fica atrás na comparação com a administração anterior.

Outros 22% afirmam não ver diferença entre os dois governos, enquanto 2% não souberam responder. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos porcentuais.

O levantamento cruzou os dados com a declaração de voto no segundo turno de 2022. Entre aqueles que votaram em Lula, 59% ainda consideram sua administração melhor que a de Bolsonaro. Outros 26% não percebem diferenças, enquanto 12% avaliam a gestão atual como pior que a anterior.

Já entre os eleitores de Bolsonaro, a percepção é amplamente negativa em relação a Lula. Um total de 82% classificam a atual gestão como pior que a anterior, enquanto apenas 6% a consideram melhor.

A faixa etária de 16 a 24 anos é a que mais aprova o governo Lula, com 48% considerando sua gestão melhor que a anterior. Nesse grupo, 28% acham que Bolsonaro teve uma administração melhor e 20% consideram as duas iguais.

No recorte regional, o Nordeste segue como o maior reduto de apoio ao presidente, com 45% dos eleitores avaliando sua administração como superior à de Bolsonaro. Em relação à renda, o grupo que recebe entre dois e cinco salários mínimos também se mostra mais favorável ao governo atual, com 40% afirmando que a gestão petista é melhor.

Os números reforçam a tendência de desgaste do governo Lula, que já havia registrado queda na aprovação em pesquisas recentes. Fatores como o aumento no preço dos alimentos e a “crise do Pix” podem ter influenciado na avaliação negativa.

Os dados foram coletados entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2025, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. No total, foram realizadas 2.500 entrevistas em 219 municípios das 27 unidades da Federação. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%.
 

 

 

 

fonte leia já 

Estadão Conteúdo

Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Governador e primeira-dama vistoriam e entregam obras em Campos de Júlio e Lucas do Rio Verde neste sábado (18)

Governador e primeira-dama vistoriam e entregam ob...

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes cumprem, neste sábado (18.10), uma série de agendas de vistorias e entreg...

Polícia investiga suspeitos de vazar vídeo de padre com fiel em casa paroquial no MT

Polícia investiga suspeitos de vazar vídeo de padr...

Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou operação contra os suspeitos de divulgarem imagens que mos...

WhatsApp começa a cobrar por envio de mensagens em listas de transmissão

WhatsApp começa a cobrar por envio de mensagens em...

O WhatsApp iniciou a cobrança pelo envio de mensagens em listas de transmissão por meio do aplicativo &quo...