A irmã Simona Brambilla foi nomeada prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica
O Papa Francisco nomeou, nesta segunda-feira (6), a irmã Simona Brambilla, de 59 anos, prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, um dos escritórios mais importantes do Vaticano, que supervisiona ordens religiosas católicas em todo o mundo.
De acordo com o site Vatican News, Simona Brambilla atuou como missionária em Moçambique, após se formar como enfermeira e ingressar nas Irmãs Missionárias do Instituto da Consolata, que guiou de 2011 a 2023.
Como prefeita do Dicastério, ela substitui o cardeal brasileiro João Braz de Aviz, que liderava o escritório desde 2011.
Desde o início do papado, Francisco tem aumentado a frequência de mulheres em cargos de liderança. Dados gerais referentes tanto à Santa Sé quanto ao Vaticano, que vão de 2013 a 2023, dão conta de que a porcentagem de mulheres no magistério aumentou de 19,2% para 23,4%.
Com mudanças feitas pelo Papa na Constituição Apostólica de 2022, agora, é possível que leigos e, portanto, mulheres, possam chefiar dicastérios e se tornarem prefeitos, posição que, anteriormente, era reservada a cardeais e arcebispos.
fonte diariodonordeste
Foto: Divulgação/Vaticano
PRÓXIMA NOTÍCIA
A CPMI do INSS ouve, nesta segunda-feira (3/11), o depoimento de Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da
Um relatório da Uncac - Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção aponta que o Brasil ainda n...
ONU cobra Brasil sobre regras anticorrupção em esc...
A quarta reunião ordinária da Câmara Setorial Temática do Bioma Pantanal foi realizada nesta segunda-feira (3), na Assem...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários