@crsf

PSD, MDB, União, PT, PDT, PSB e Podemos vão compor Mesa Diretora do Senado

SENADO FEDERAL

PSD, MDB, União, PT, PDT, PSB e Podemos vão compor Mesa Diretora do Senado

R7 Notícias

 

O Senado Federal elegeu, nesta quinta-feira (2), a nova Mesa Diretora. O primeiro vice-presidente, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), foi reconduzido ao cargo. Ele foi o único parlamentar a concorrer à vaga.

 

Apenas a segunda vice-presidência teve mais de um candidato na disputa. No entanto, Wilder Morais (PL-GO) retirou a candidatura, e o senador Rodrigo Cunha (União-AL) ficou com a posição.

 

A primeira secretaria ficou com Rogério Carvalho (PT-SE). Na segunda secretaria, quem assume é o senador Weverton Rocha (PDT-MA). Na terceira, o candidato eleito foi Chico Rodrigues (PSB-RR) e, na quarta, Styverson Valentim (Podemos-RN) assume os trabalhos.

 

A sessão para a votação começou às 10h30 desta quinta-feira e foi conduzida pelo presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ele foi reeleito para o cargo com 49 votos na última quarta-feira (1º).

 

Sem mulheres na mesa

A configuração da nova gestão do Senado deixou de fora uma representação feminina. Nas discussões, o nome da Professora Dorinha (União-TO) foi aventado para ocupar a segunda vice-presidência. No entanto, o partido decidiu pela indicação de Rodrigo Cunha.

 

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) disse, durante a sessão, que ela se lançaria candidata à vice-presidência quando ainda integrava o Cidadania, mas abriu mão para apoiar Veneziano. “Na próxima rodada da mesa não tem mais essa. Vamos, sim, participar como titulares”, afirmou.

 

As senadoras Leila Barros (PDT-DF) e Soraya Thronicke (União-MS) também reivindicaram mais espaço em posições de destaque no Legislativo. “Os partidos precisam dialogar melhor com as mulheres que os representam”, disse Leila. A fala foi completada por Soraya: “Somos a maior parte do eleitorado brasileiro e continuamos sub-representadas.”

 

Pacheco reconheceu a falta de representatividade feminina. “É lamentável. Obriga a uma reflexão profunda.” O presidente fez o promessa de “compensar” a ausência feminina na mesa com a presidência da futura Comissão de Defesa à Democracia, colegiado que pretende criar nesta nova legislatura.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Bolsonaro está entre Tarcísio e Ratinho Jr. para 2026, diz presidente do PP

Bolsonaro está entre Tarcísio e Ratinho Jr. para 2...

O presidente nacional do PP (Partido Progressista), senador Ciro Nogueira (PI), avalia que o ex-preside...

Mato Grosso marca presença na Fenaba 2025 em Salvador

Mato Grosso marca presença na Fenaba 2025 em Salva...

Descubra MT

 

Mato Grosso estará representado na segunda edição do Festival Nacional de Artesanato da...