Durante o encontro, os gestores discutiram os desafios da reforma tributária
O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, recebeu, nesta sexta-feira (14.2), em Cuiabá, o novo presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Flávio César Mendes de Oliveira. A visita institucional reforçou o compromisso com a defesa do federalismo fiscal e a atuação conjunta dos Estados na reforma tributária.
Durante o encontro, os gestores discutiram os desafios da Reforma Tributária e a importância de um modelo que respeite as particularidades regionais. Flávio César destacou o papel do Comsefaz nesse processo. “O Comsefaz hoje é a principal instituição do país que reúne os 27 secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal. Esse colegiado tem cumprido um papel fundamental, principalmente neste momento de reforma tributária, que traz um novo conceito de tributação para o Brasil”, disse.
O secretário Rogério Gallo ressaltou que o comitê tem sido essencial para garantir que as especificidades regionais sejam consideradas e que nenhum estado fique para trás. “Receber o novo presidente do Comsefaz aqui em Mato Grosso é uma oportunidade importante para reafirmarmos o compromisso dos estados com um federalismo fiscal mais equilibrado e eficiente. A reforma tributária é um marco para o país e, neste momento, é fundamental que os Estados tenham voz ativa na regulamentação das novas regras”, afirmou.
Flávio César pontuou que um dos principais desafios da reforma será encontrar um equilíbrio entre as diferentes realidades regionais, garantindo que a nova estrutura contemple a diversidade econômica dos estados brasileiros. “O Brasil tem dimensões continentais e realidades econômicas muito diversas. A vocação econômica do Sul é diferente do Norte e do Nordeste, assim como a do Centro-Oeste difere da do Sudeste. Nosso desafio é buscar a harmonização dessas expectativas para que todos os estados sejam beneficiados”, explicou.
Gallo também destacou a importância da atuação conjunta dos secretários de Fazenda na implementação das novas regras tributárias. “Estamos diante de uma grande transformação no sistema tributário nacional, e a participação dos Estados será decisiva para garantir que esse novo modelo funcione de forma justa e eficiente para todos os brasileiros”, finalizou.
O presidente do Comsefaz ainda elogiou a atuação de Rogério Gallo dentro do comitê, destacando sua experiência técnica e capacidade de articulação em pautas fiscais e tributárias. Gallo, que foi eleito membro titular do conselho fiscal do comitê, reforça sua influência nas discussões nacionais sobre o tema. “O secretário Rogério Gallo tem sido uma peça-chave nas discussões sobre a reforma tributária e outras pautas fiscais e tributárias nacionais. Além disso, foi eleito como membro titular do conselho fiscal do Comsefaz, o que reforça sua relevância dentro do colegiado”, afirmou Flávio César.
fonte SEFAZ MT
Noelisa Andreola | Sefaz-MT
PRÓXIMA NOTÍCIA
O Governo Federal anunciou a suspensão dos financiamentos do Plano Safra a partir desta sexta-feira (21), medida que gerou...
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta sexta-feira (21) que partiu dele a decisão de desativar o seu...
A China deu um passo ousado no campo da robótica com a abertura do Humanoid Robot Kylin Training Ground, em Xangai, o primeiro...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários