@crsf

Vaticano alerta para ‘sombras do mal’ em tecnologias de inteligência artificial

Segundo texto, inteligência artificial pode ampliar desigualdade

Vaticano alerta para ‘sombras do mal’ em tecnologias de inteligência artificial

O Vaticano publicou nesta terça-feira (28) um documento em que alerta que a inteligência artificial contém a “sombra do mal” e arrisca ser usada para “ampliar desigualdades”.

O texto “Antiqua et nova [Antiga e nova]: Nota sobre a relação entre inteligência artificial e inteligência humana” aborda o impacto dessa tecnologia em vários campos, a partir de reflexões do papa Francisco nos últimos anos, e foi publicado pelos dicastérios para a Doutrina da Fé e para a Cultura e Educação.

“É necessário lembrar que a IA não é nada além de um pálido reflexo da humanidade, sendo produzida por mentes humanas, treinada a partir de material produzido por seres humanos, predisposta a estímulos humanos e apoiada pelo trabalho humano”, diz o documento, alertando que, ao buscar um “substituto para Deus”, o ser humano arrisca se tornar “escravo da própria obra”.

“Como qualquer produto da engenhosidade humana, a IA pode ser dirigida a fins positivos ou negativos. Quando é usada de maneiras que respeitam a dignidade humana e promovem o bem-estar, ela pode contribuir favoravelmente. No entanto, como em todos os âmbitos onde os seres humanos são chamados a decidir, aqui também se estende a sombra do mal”, ressalta o Vaticano.

Segundo o documento, a IA deveria ser utilizada “apenas como instrumento complementar da inteligência humana, e não para substituir sua riqueza”. Além disso, o texto alerta para o risco de a tecnologia ser usada para “prolongar situações de marginalização e discriminação, para criar novas formas de pobreza, para ampliar o abismo digital e agravar as desigualdades sociais”.

“Além disso, é sabido que os atuais programas de IA podem fornecer informações distorcidas ou fabricadas, induzindo estudantes a confiar em conteúdos inexatos. Deste modo, existe o risco não apenas de legitimar fake news ou fortalecer a vantagem de uma cultura dominante, mas também de minar o processo educativo”, aponta o documento.
 

 

 

fonte leia já 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Lula evita Milei na Argentina, mas quer visitar ladra em prisão domiciliar

Lula evita Milei na Argentina, mas quer visitar la...

Presidente Lula e sua amiga e ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. (Foto: Ricardo Stuckert).

 

Entre um compromi...

SEM REAJUSTE Governador decide "congelar" preço do Fethab de 2025

SEM REAJUSTE Governador decide "congelar" preço do...

O governador Mauro Mendes anunciou o congelamento do valor do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) neste ano, aç&...

Musk ameaça criar partido e Trump fala em cortar subsídios do bilionário

Musk ameaça criar partido e Trump fala em cortar s...

Menos de um mês depois de trocarem ataques e insultos públicos em suas redes sociais, o presidente dos EUA, Donald Trump, e o bilion&a...