Segundo turno
O Globo
Os resultados das urnas no primeiro turno mostram o tamanho do desafio do governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em atuar nesta segunda etapa da eleição como puxador de votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL). Levantamento feito pelo GLOBO, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela que o político do Novo e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficaram em primeiro lugar no primeiro turno, simultaneamente, em 436 cidades do estado, contra 222 em que houve dobradinha do governador com Bolsonaro.
O comportamento dos eleitores nos municípios mineiros confirmou a tendência do voto “Luzema”, identificada nas pesquisas eleitorais antes do pleito. O levantamento mostra que, no grupo de cidades em que a vitória de Zema e Lula coincide, ambos tiveram ao mesmo tempo mais da metade dos votos válidos em 66% delas: 292 do total. Em 22 municípios, os percentuais dos dois candidatos ultrapassam a casa dos 60%.
A maior cidade com vitória simultânea de Zema e Lula com votação de ambos acima da metade dos votos válidos é Barbacena, que tem pouco mais de 130 mil habitantes. O petista teve 54% dos votos, enquanto o governador reeleito somou 56% do total. O padrão de votação em Lula, em Minas, é marcado pelo seu maior desempenho em cidades pequenas. Se na capital, Belo Horizonte, o petista ficou atrás de Bolsonaro e somou 42,5% dos votos, contra 46,6% do atual presidente, no interior o ex-presidente chegou a 49,1%, enquanto o candidato do PL teve 43,1% do total.
PRÓXIMA NOTÍCIA
O Conselho Tutelar determinou que Miguel Oliveira, adolescente de 15 anos conhecido como "pa...
A edição da Operação Lei Seca realizada na noite desta quarta-feira (30.4), em Várzea Grand...
O relatório preliminar da auditoria sobre os incentivos fiscais, realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), revela que entre...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários