@crsf

Voto ‘Luzema’ será mais um obstáculo para Bolsonaro em Minas Gerais

Segundo turno

Voto ‘Luzema’ será mais um obstáculo para Bolsonaro em Minas Gerais

O Globo 

Os resultados das urnas no primeiro turno mostram o tamanho do desafio do governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em atuar nesta segunda etapa da eleição como puxador de votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL). Levantamento feito pelo GLOBO, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela que o político do Novo e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficaram em primeiro lugar no primeiro turno, simultaneamente, em 436 cidades do estado, contra 222 em que houve dobradinha do governador com Bolsonaro.

O comportamento dos eleitores nos municípios mineiros confirmou a tendência do voto “Luzema”, identificada nas pesquisas eleitorais antes do pleito. O levantamento mostra que, no grupo de cidades em que a vitória de Zema e Lula coincide, ambos tiveram ao mesmo tempo mais da metade dos votos válidos em 66% delas: 292 do total. Em 22 municípios, os percentuais dos dois candidatos ultrapassam a casa dos 60%.

A maior cidade com vitória simultânea de Zema e Lula com votação de ambos acima da metade dos votos válidos é Barbacena, que tem pouco mais de 130 mil habitantes. O petista teve 54% dos votos, enquanto o governador reeleito somou 56% do total. O padrão de votação em Lula, em Minas, é marcado pelo seu maior desempenho em cidades pequenas. Se na capital, Belo Horizonte, o petista ficou atrás de Bolsonaro e somou 42,5% dos votos, contra 46,6% do atual presidente, no interior o ex-presidente chegou a 49,1%, enquanto o candidato do PL teve 43,1% do total.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Conselho tutelar proíbe pastor mirim Miguel Oliveira de pregar após polêmicas na internet

Conselho tutelar proíbe pastor mirim Miguel Olivei...

Portal Leo Dias

O Conselho Tutelar determinou que Miguel Oliveira, adolescente de 15 anos conhecido como "pa...

Operação Lei Seca termina com 10 motoristas presos por embriaguez em Várzea Grande

Operação Lei Seca termina com 10 motoristas presos...

GGI-SESP

A edição da Operação Lei Seca realizada na noite desta quarta-feira (30.4), em Várzea Grand...

Antonio Joaquim apresenta relatório preliminar que revela R$ 4,7 bi em benefícios fiscais a empresas da Moratória da Soja

Antonio Joaquim apresenta relatório preliminar que...

O relatório preliminar da auditoria sobre os incentivos fiscais, realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), revela que entre...