@crsf

“Chuva preta” é registrada no RS; fenômeno é decorrente das queimadas no país

Além da alteração da cor nas chuvas, incêndios também fizeram sol ficar alaranjado

“Chuva preta” é registrada no RS; fenômeno é decorrente das queimadas no país

O estado do Rio Grande do Sul foi atingido por uma ‘chuva preta’, nesta última terça-feira (10). As imagens do fenômeno foram registradas por moradores da região.

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista da Climatempo, a chuva, que teve alteração em sua cor, é resultado das queimadas no país. As fumças de incêndios no Norte e Centro-Oeste acabaram chegadno à região.

“A gente tem um canal de vento que sai da Amazônia, passa pelo Centro-oeste e atinge também a região Sul”, explica ela.

A modificação na coloração da água das chuvas também é ocasionada pelas partículas de fuligem espalhadas na atmosfera. Para a meteorologista, além da chuva, a fumaça proveniente dos incêndios também gera o fenômeno conhecido como sol alaranjado.

“É uma evidência da presença de fuligem e fumaça na atmosfera. Ou seja, quando existem muitos poluentes, é gerado um reflexo. Quanto mais variar a coloração de laranja para vermelho, mais material particular têm na atmosfera”, ressaltou Andrea.

A meteorologista ainda aponta que para amenizar os riscos para a saúde é recomendado o uso de máscara, se manter hidratado, além de manter os ambientes mais úmidos.

Qualidade do ar

Nesta última terça-feira (10), a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) publicou em suas redes sociais uma comparação do céu da cidade de Porto Alegre (RS) para demonstrar os efeitos das queimadas na região.

Na imagem, é possível visualizar que na última sexta-feira (6) – imagem da esquerda -, o céu permanecia ensolarado e com coloração azul. No entanto, a foto tirada durante esta terça-feira (10) – imagem da direita – mostra o céu coberto por uma densa camada de fumaça. Confira:

 

Comparação do céu da cidade de Porto Alegre (RS) para demonstrar os efeitos das queimadas na região • Bruna Rossales/DCRS

“Mesmo com o tempo firme e ensolarado, os dias têm parecido acinzentados. A fumaça dos incêndios está bloqueando a passagem dos raios solares, criando essa aparência”, afirmou a Sala de Situação na publicação.

A empresa IQAir, que monitora a qualidade do ar em Porto Alegre (RS), mostra que, nesta quarta-feira (11), a qualidade da atmosfera se encontra em estado “insalubre”. Os parâmetros estabelecidos pelo monitoramento variam entre “Bom”, “Moderado”, “Insalubre para grupos sensíveis”, “Insalubre”, “Muito insalubre” e “Perigoso”.

Imagens captadas  durante um voo também mostram o céu coberto por uma densa camada de fumaça, na cidade gaúcha de Santa Maria. Veja:

Testemunhas registram imagens durante um voo que mostram o céu coberto por uma densa camada de fumaça, na cidade de Santa Maria • Arquivo pessoal/Luiza Luz

Fonte: cnnbrasil.com.br

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

- PUBLICIDADE -

Veja também

Lula defende decisão técnica sobre horário de verão

Lula defende decisão técnica sobre horário de verã...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinal verde ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para o retorno do horá...

Governo de MT já lançou 3,7 milhões de litros de água com aviões para combater incêndios

Governo de MT já lançou 3,7 milhões de litros de á...

O Governo de Mato Grosso já lançou 3,7 milhões de litros de água com aviões para combater os incêndios flo...

Farmacêutica de opioides repete no Brasil tática que matou milhares nos EUA

Farmacêutica de opioides repete no Brasil tática q...