@crsf

Dívida não paga pela antiga gestão trava operações de crédito do Cuiabanco

GESTÃO ANTERIOR

Dívida não paga pela antiga gestão trava operações de crédito do Cuiabanco


 

As operações de crédito do Cuiabanco, programa municipal de microcrédito produtivo voltado a microempreendedores individuais (MEIs), estão suspensas desde dezembro do ano passado. O motivo é uma dívida de aproximadamente R$ 20 mil, referente a juros não pagos pela gestão anterior desde setembro de 2024, junto à instituição financeira Credisul, responsável pela liberação dos recursos.

Enquanto o impasse financeiro não é resolvido, os demais serviços do Cuiabanco seguem funcionando normalmente, incluindo o atendimento a empreendedores e a abertura de MEIs. Os serviços temporariamente são realizados pela lateral do prédio, na Avenida Campo Grande, ao lado do Sine Municipal. A entrada principal, pela Avenida Barão de Melgaço, será utilizada pela futura Secretaria Municipal de Turismo, que integrará ações de Desenvolvimento Econômico, como parte da reestruturação proposta pelo prefeito Abilio Brunini (PL).

*Calote da antiga gestão impede novos financiamentos*

A falta de pagamento do saldo devedor travou o acesso a novas linhas de crédito, prejudicando empreendedores que dependem dos financiamentos para fortalecer seus negócios. Segundo o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Fellipe Corrêa, a Prefeitura terá que realocar recursos para cobrir a dívida herdada.

“Os valores não são altos, mas deveriam ter sido quitados ainda no ano passado. Como não foram pagos desde setembro, inviabilizaram novos empréstimos, que precisaram ser suspensos em dezembro. Agora, estamos buscando uma solução para retomar as operações o mais rápido possível”, afirmou Corrêa.

Diante do cenário de dívidas herdadas que ultrapassam as cifras de R$ 1,6 bilhão, o prefeito Abilio Brunini decretou situação de calamidade financeira logo no início da gestão, em janeiro. O objetivo é priorizar pagamentos com responsabilidade e critério, garantindo a continuidade dos serviços essenciais.

Mesmo com o rombo nas contas, a atual administração já conseguiu liquidar salários atrasados, benefícios como o prêmio saúde para servidores da área e outros direitos trabalhistas que estavam pendentes.

*#PraCegoVer*
A imagem apresenta a estrutura de um empreendimento onde funciona o Cuiabanco que oferece linhas de créditos para Micro Empreendedor Individual (MEI). É pintado de branco e tem o nome Cuiabanco escrito em verde e amarelo, sedo ‘Cuia’ em verde e ‘Banco’ em amarelo, no alto.
 
https://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias/linhas-de-credito-do-cuiabanco-estao-suspensas-por-divida-deixada-pela-gestao-passada

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Projeto que dá a cartórios poder de cobrar dívidas tem apoio do governo  Fonte: Agência Senado

Projeto que dá a cartórios poder de cobrar dívidas...

Uma das prioridades legislativas do governo federal este ano é a aprovação do projeto de lei que dá aos cartório...

Dívida não paga pela antiga gestão trava operações de crédito do Cuiabanco

Dívida não paga pela antiga gestão trava operações...


 

As operações de crédito do Cuiabanco, programa municipal de microcrédito produtivo voltado a m...

Sesp e Energisa renovam parceria e alinham ação integrada contra furtos e fraudes de energia em MT

Sesp e Energisa renovam parceria e alinham ação in...

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a concessionária Energisa alinharam o plano de ação de comb...