Os profissionais da educação estadual reivindicam o fim do confisco das aposentadorias, a realização de concurso público para todos os cargos da carreira, e a valorização salarial com ganho real
O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) anunciou a possibilidade de deflagração de uma greve geral nesta segunda-feira (12). A decisão será tomada em uma Assembleia Geral da categoria, marcada para 8h30, na Praça do TRT, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
Os profissionais da educação estadual reivindicam o fim do confisco das aposentadorias, a realização de concurso público para todos os cargos da carreira, e a valorização salarial com ganho real. De acordo com estudos realizados pela categoria, há viabilidade econômica por parte do governo estadual para atender essas demandas.
Durante o Conselho de Representantes que precedeu a Assembleia, foi apresentado que o piso salarial atual dos trabalhadores da educação deveria ser o dobro do que é pago pelo governo, que atualmente é de R$ 3.502,66. O sindicato também destacou a penalização dupla dos aposentados, que sofrem tanto com a desvalorização salarial quanto com a taxação de 14% imposta pela Lei da Previdência estadual.
Outra pauta crucial é a realização de concurso público para reduzir a alta porcentagem de contratos precários na rede estadual, que atualmente atinge cerca de 70%. Segundo o sindicato, essa prática afeta negativamente o processo educacional, a remuneração dos interinos e agrava o déficit atuarial do sistema previdenciário estadual.
Fonte: folhadoestado.com.br
PRÓXIMA NOTÍCIA
Na manhã desta terça-feira (29), o desembargador Marcos Machado foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (...
A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) anunciou oficialmente sua progra...
Deflagrada nesta terça-feira a operação Perfídia pela Delegacia Especializada de Combate a Corrupção (DEC...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários