@crsf

Em menos de uma semana, 9 morrem em garimpo ilegal em MT

Garimpeiros exploram ilegalmente terras de reserva indígena do Sararé, em Pontes e Lacerda

Em menos de uma semana, 9 morrem em garimpo ilegal em MT

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

Ao menos nove pessoas morreram ao longo da última semana, envolvidas em conflitos no garimpo ilegal localizado na Terra Indígena do Sararé, em Pontes e Lacerda (450 km de Cuiabá).

 

Flávia Melo, de 20 anos, José Roberto Ribeiro da Silva, de 19, dois adolescentes, de 17 e 16 anos, foram as primeiras vítimas, encontradas mortas entre segunda (23) e terça (24). Outro homem de 33 anos foi baleado e sobreviveu, tendo passado por cirurgia.

 

Já no sábado (28), cinco garimpeiros foram baleados durante um confronto com a PRF e morreram no local. Os policiais estavam acompanhando servidores do Ibama e foram atacados a tiros, momento em que revidaram e atingiram os garimpeiros. A identidade dos garimpeiros que morreram não foi divulgada.

 

Segundo as autoridades, o garimpo ilegal é controlado por uma organização criminosa. Foram apreendidas seis armas com os criminosos: um fuzil 556, uma submetralhadora, uma espingarda calibre 12, duas pistolas e um revólver, além de munições, miras refletivas e carregadores.

Da última semana até o momento foram destruídas 30 escavadeiras, 22 caminhonetes, dois caminhões, uma pá-carregadeira, 6 motos, 25 acampamentos e 5 mil litros de combustível, além de diversos motores e equipamentos pelos agentes do Ibama. A operação conta com o apoio de três aeronaves.

 

Desde 2023, cerca de 200 escavadeiras foram destruídas pelo Ibama na Terra Indígena Sararé.

 

A maioria dos crimes cometidos na área é motivado por disputa de terras entre os próprios garimpeiros. Estima-se que desde 2021 foram degradados mais de 1,9 mil hectares do território protegido para a exploração de ouro.

Fonte:midianews.com.br

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Em operação, PF prende assessor de deputado com R$ 1 milhão

Em operação, PF prende assessor de deputado com R$...

A Polícia Federal prendeu um assessor do deputado federal Antônio Doido (MDB-PA) durante uma ação realizada em Bel&eacut...

Prefeito de Cuiabá propõe Alvará de Obras Autodeclaratório para desburocratizar construção civil

Prefeito de Cuiabá propõe Alvará de Obras Autodecl...

 

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei complementar que institu...

Assaí entra na nova carteira de redução de carbono da Bolsa de Valores do Brasil; veja quem mais está na lista

Assaí entra na nova carteira de redução de carbono...

Em meio ao