@crsf

Governador de Mato Grosso luta pela transferência da gestão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Governador de Mato Grosso luta pela transferência da gestão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

 

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (19), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UNIÃO), expressou seu cansaço em relação à luta pela transferência da gestão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães para o estado. No entanto, ele afirmou que continuará lutando até a decisão final.

No mês de outubro, o projeto de lei 3.649/2023, de autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD), que propõe a transferência da responsabilidade pela gestão do parque para o estado, foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado. O relatório favorável foi elaborado pelo então senador Mauro Carvalho Junior (União). No entanto, a proposta está atualmente parada na Câmara dos Deputados.

Na última quarta-feira (17), o governador Mauro Mendes se reuniu em Brasília com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em mais uma tentativa de convencer o governo federal sobre a estadualização do parque. Mendes destacou que o objetivo principal da reunião foi discutir o Parque Nacional da Chapada e um projeto em desenvolvimento pelo governo. Ele reafirmou sua determinação em continuar lutando pela transferência da gestão, mesmo estando um pouco cansado.

Em dezembro, o juiz Ciro José, da 1ª Vara Federal em Mato Grosso, deferiu parcialmente o pedido de medida liminar do Governo do Estado e suspendeu o segundo edital de concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Atualmente, a unidade é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que receberia as propostas das empresas interessadas em assumir a gestão do local.

O mandado de segurança que resultou na suspensão do certame foi impetrado pela MT-PAR, empresa ligada ao Estado, que alegou falta de publicidade em alterações realizadas no edital de concessão. O argumento foi acatado pelo magistrado, que determinou a suspensão da sessão até que haja ampla divulgação da errata que altera o cronograma do certame.

O governador Mauro Mendes reiterou sua determinação em continuar lutando pela transferência da gestão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães até o último minuto. A decisão final sobre o assunto ainda está pendente, mas o governo estadual segue empenhado em alcançar esse objetivo.

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

"Ex-garota de programa": Meta não removerá vídeos contra Michelle Bolsonaro

"Ex-garota de programa": Meta não removerá vídeos...

Justiça nega pedido de Michelle para apagar vídeo que a chama de garota de programa.(Imagem: Reprodução/Instagram)

...

Operações Lei Seca terminam com 12 motoristas presos por embriaguez em Cuiabá

Operações Lei Seca terminam com 12 motoristas pres...

GGI/SESP-MT

 

Doze motoristas foram presos por embriaguez ao volante na madrugada deste domingo (6.7), em duas ediç...

EMPREGO EM ALTA Confira as 10 cidades de MT que mais contrataram com carteira assinada

EMPREGO EM ALTA Confira as 10 cidades de MT que ma...

Na capital, a maior parte dos empregos foram gerados aos trabalhadores de serviços, vendedores de comércio em lojas e mercados - Foto...