@crsf

Mais 3 pontos turísticos são fechados no parque de Chapada

Mais 3 pontos turísticos são fechados no parque de Chapada

Apenas dois pontos turísticos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães permanecem abertos à visitação devido ao incêndio que invadiu a unidade de conservação há mais de uma semana e ainda não foi controlado. A cachoeira do Véu de Noiva, principal atrativo turístico do local, a Cachoeirinha e a Cachoeira dos Namorados foram fechados nesta terça-feira (03). Já estavam com a visitação proibida o Morro de São Jerônimo e o Circuito das Cachoeiras.

 

O fechamento temporário destes locais é uma determinação do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na tarde de ontem, ainda permaneciam abertos a Cidade de Pedra e o Vale do Rio Claro.

 

O incêndio florestal iniciou no dia 21 de agosto, na região do Coxipó do Ouro, e mesmo com o combate às chamas, as condições severas do tempo impediram o controle do incêndio que acabou atingindo o parque no dia 27. Ao todo, a estimativa é de que até o momento tenham sido afetados pelas chamas cerca de 13 mil hectares fora dos limites do parque e 1,5 mil em seu interior.

 

Todos os atrativos que foram fechados estão na região afetada pelas chamas, onde há muita fumaça. De acordo com o ICMBio, o motivo do fechamento é para manter a segurança dos visitantes e facilitar o acesso dos brigadistas às áreas de combate. Ressaltamos que o fechamento será temporário e é necessário para que o ICMBio atue com eficácia, a fim de proteger o nosso patrimônio natural, destacou o instituto.

 

Os atrativos Cidade de Pedra e Rio Claro, que funcionam com agendamento prévio e acompanhamento de condutores de visitantes, permanecem abertos. Estes pontos estão do outro lado do Parque Nacional, região que não foi atingida pelo incêndio florestal.

 

Dentro do parque, de acordo com o ICMBio, estão atuando no combate às chamas 35 brigadistas do instituto. Fora do parque estão atuando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Aeronáutica, Defesa Civil de Chapada dos Guimarães e voluntários.

 

De acordo com o governo do Estado, há 18 bombeiros combatem dois incêndios florestais na região. Os militares contam com o apoio de um avião para o despejo de água e estão distribuídos em cinco pontos de combate.

 

Os informativos sobre o que abre ou fecha durante este período severo estão sendo compartilhados nas redes sociais do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Fonte:Gazetadigital.com.br

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

- PUBLICIDADE -

Veja também

Lula defende decisão técnica sobre horário de verão

Lula defende decisão técnica sobre horário de verã...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinal verde ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para o retorno do horá...

Governo de MT já lançou 3,7 milhões de litros de água com aviões para combater incêndios

Governo de MT já lançou 3,7 milhões de litros de á...

O Governo de Mato Grosso já lançou 3,7 milhões de litros de água com aviões para combater os incêndios flo...

Farmacêutica de opioides repete no Brasil tática que matou milhares nos EUA

Farmacêutica de opioides repete no Brasil tática q...