A candidatura da vereadora eleita Paula Calil (PL) à presidência da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá tem gerado debates entre os parlamentares. Apesar de resistências por parte de alguns colegas, como Maysa Leão e Daniel Monteiro, ambos do Republicanos, Paula conta com o apoio do prefeito eleito Abilio Brunini (PL), que defendeu publicamente o seu nome.
O vereador eleito Ilde Taques (PSB) também manifestou apoio à candidatura de Paula, destacando sua capacidade e postura articulada. “Com certeza, ninguém vai chegar na Câmara sabendo de tudo, mas tenho certeza que a Paula terá capacidade e competência”, afirmou Taques.
A resistência a Paula Calil, segundo alguns vereadores, estaria relacionada à interferência de Abilio Brunini no processo de articulação da Mesa Diretora. Para Maysa Leão e Daniel Monteiro, a indicação feita pelo futuro prefeito não foi bem recebida por parte dos parlamentares eleitos.
No entanto, Ilde Taques minimizou a situação, considerando natural a manifestação de preferência do prefeito eleito. “Ele falou que a preferência dele seria a Paula. Os vereadores eleitos têm legitimidade para votar em quem eles quiserem, tanto que temos hoje três grupos. Então, quem vai votar na futura Mesa Diretora são os próprios vereadores, não o Abilio”, pontuou.
Taques também ressaltou que a escolha para a presidência vai além de experiência ou quantidade de votos. “Para você ser presidente, não basta ser o vereador mais votado, o vereador com mais mandato. É um processo político, você tem que ser articulado, e a Paula está se articulando muito bem nesse processo”, completou.
Com a disputa se intensificando, a definição sobre a liderança da Mesa promete influenciar diretamente a relação entre o Executivo e o Legislativo municipal nos próximos anos.
NOTÍCIA ANTERIOR
Três funcionários de uma empresa de engenharia de telecomunicações foram presos em flagrante pela Polícia Civil n...
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para várias áreas do Brasil, abrangendo regiõ...
O número de pessoas desabrigadas ou desalojadas devido às fortes chuvas em Minas Gerais dobrou em 24 horas, alcançando 3.553,...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários