@crsf

PF conclui inquérito e não indicia Bolsonaro por importunação de baleia jubarte

Ministério Público pode arquivar o caso, oferecer denúncia ou pedir diligências complementares

PF conclui inquérito e não indicia Bolsonaro por importunação de baleia jubarte

RICHARD LOURENÇO/REDE CÂMARA - 25.3.2024

Polícia Federal concluiu o inquérito para apurar se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática em São Sebastião, no litoral de São Paulo. Após cinco meses de investigação, a corporação encerrou os trabalhos sem indiciamentos. O advogado Fabio Wajngarten — que estava no passeio e precisou prestar esclarecimentos sobre o caso — também não foi indiciado.

O relatório da PF alega que não há provas suficientes para indicar que houve crime de importunação praticado por Bolsonaro. No depoimento prestado em fevereiro deste ano, o ex-presidente informou que andava de moto aquática quando uma baleia surgiu, que não sabia que era crime chegar perto e que não teve intenção de incomodar ou interferir na rota do animal.

O caso ocorreu em junho de 2023, e o inquérito foi aberto com base em vídeos que mostram um homem pilotando uma moto aquática e ficando a 15 metros de distância da baleia com o motor ligado. A PF investigava possíveis crimes previstos em lei que proíbem a pesca ou o "molestamento intencional" de baleias.

Em novembro do ano passado, o Ministério Público Federal passou a acompanhar o inquérito, suspeitando que Bolsonaro seria o condutor do veículo aquático que se aproximou do mamífero. O ingresso do órgão na investigação foi solicitado pelo Ibama, que também investiga o caso, como um desdobramento de uma apuração preliminar do MPF sobre o episódio.

O processo está agora nas mãos do Ministério Público Federal, que pode decidir pelo arquivamento, por oferecer a denúncia ou por pedir diligências complementares.

 

 

Fonte: R&

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Moraes dá 24h para Bolsonaro explicar descumprimento de medida após discurso que foi parar nas redes sociais

Moraes dá 24h para Bolsonaro explicar descumprimen...

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta segunda-feira (21) que os advogados do ex-presidente, Jair Bolson...

Por que é tão difícil acabar com as isenções fiscais no Brasil?

Por que é tão difícil acabar com as isenções fisca...

O governo federal tem intensificado a ofensiva por justiça tributária em meio ao esforço para 

Democracia corre risco como no período nazista, diz Lula

Democracia corre risco como no período nazista, di...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou a onda recente de extremismo na política com o período de ascensão...