@crsf

Preços de hortaliças caem em agosto, diz Conab; veja quais ficaram mais baratas

Em contramão à queda dos preços das hortaliças em agosto, a pesquisa mostrou alta nos preços das frutas no mesmo período

Preços de hortaliças caem em agosto, diz Conab; veja quais ficaram mais baratas

Os preços das hortaliças, como alface, batata, cebola, cenoura e tomate mostraram movimento preponderante de queda em agosto, segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (24).

Dentre as hortaliças, a cebola foi a que mais barateou com queda de preços em todas as Ceasas analisadas. A média ponderada dela caiu 31,64% em comparação ao mês de julho.

Segundo o boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), com base nos dados de Ceasas pelo país, a queda nos preços da cebola pode ter sido motivada pela oferta crescente e a origem do bulbo em diversas áreas produtivas.

A batata ficou em segundo lugar dentre as hortaliças mais acessíveis ao mostrar nova queda de preços no mês de agosto. Impulsionada também pela aumento de oferta nas Ceasas, a média ponderada caiu 23,67% em agosto. No mês anterior, a oferta do alimento já havia apresentado alta de cerca de 5%.

O tomate, a alface e a cenoura foram as hortaliças com menores índices de quedas nos preços – as médias ponderadas delas caíram 19,25%, 16,94% e 15,50%, respectivamente.

Confira o ranking das hortaliças mais barateadas em agosto:

  • Cebola: a hortaliça teve queda de 31,64% na média ponderada
  • Batata: queda de 23,67%
  • Tomate: queda de 19,25%
  • Alface: queda de 16,94%
  • Cenoura: queda de 15,50%

Frutas mais caras

Em contramão à queda dos preços das hortaliças em agosto, a pesquisa divulgada pela Conab mostrou alta nos preços das frutas no mesmo período.

O mamão foi a fruta mais encarecida, com preços médios registrados de R$ 5,49 o quilo na Ceasa de Vitória (ES) e R$ 5,20 na Ceagesp, localizada em São Paulo.

As demais frutas analisadas que ficaram mais caras, destacadas na pesquisa, foram banana, laranja e maçã.

A melancia foi a única que apresentou queda na média ponderada.

 

Reflexo da seca e queimadas: Inflação dos alimentos deve fechar o ano acima de 6% | CNN ARENA

Fonte:cnnbrasil.com.br

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

- PUBLICIDADE -

Veja também

Após Mendes citar alunos fazendo sinal de facção, secretário relaciona escolas militares e núcleo de inteligência como soluções

Após Mendes citar alunos fazendo sinal de facção,...

Após o governador Mauro Mendes (UNIÃO) declarar recentemente que presenciou alunos de uma escola estadual em Cuiabá fazendo si...

Pena maior e crime hediondo: mais de 40 projetos no Congresso miram autores de incêndios criminosos

Pena maior e crime hediondo: mais de 40 projetos n...

O aumento do número de queimadas no país provocou um “boom” de apresentação de novas propostas sobre o tema...

Lula defende decisão técnica sobre horário de verão

Lula defende decisão técnica sobre horário de verã...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinal verde ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para o retorno do horá...