A Receita Federal apreendeu uma carga de medicamentos avaliada em R$ 1 milhão, na madrugada deste domingo (13), no Aeroporto dos Guararapes, na Zona Sul do Recife. No carregamento, foram retidas 389 canetas do remédio Mounjaro, uma nova opção para o tratamento de diabetes tipo 2.
Segundo o órgão, a carga estava em posse de um passageiro que chegou ao Recife do Reino Unido, viajando sozinho, sem identidade revelada. A inspetoria alega que ela era transportada de maneira irregular, sem receita médica, bem como autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além da grande quantidade.
Fotos: Divulgação/Receita Federal
Em nota, a Receita Federal reforçou que a “importação de medicamentos deve seguir rigorosamente a legislação vigente, incluindo a apresentação de documentos específicos, como receita médica e autorização da Anvisa, quando aplicável”.
O fármaco pode ser utilizado no Brasil apenas para pessoas físicas, mediante apresentação de receita médica. No momento, a comercialização ainda está proibida no território brasileiro.
O Mounjaro (tirzepatida) é indicado para melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes tipo 2 e também ajuda na perda de peso. A caneta, concorrente da Ozempic (semaglutida) e aprovada pela Avisa em 2023, chega às farmácias brasileiras no dia 7 de junho.
Fontes leia já
As eleições para a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que ocorrerão no final deste ano,...
A segunda apresentação do Auto da Paixão de Cristo 2025, realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cid...
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, nessa quinta-feira (17.4), mais um dia de atendimentos do Mutir&a...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários