@crsf

Sema propõe medidas para minimizar impactos da escassez de chuva na Bacia do Paraguai

Instrução normativa institui o regime de controle especial do uso de recursos hídricos escassez hídrica estabelecida pela Agência Nacional de Águas

Sema propõe medidas para minimizar impactos da escassez de chuva na Bacia do Paraguai

Maricelle Lima Vieira | Sema-MT
 

 


Crédito - Marcos Vergueiro/Secom-MT

A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) publicou nesta segunda-feira (08.07), no Diário Oficial do Estado, a instrução normativa que estabelece o controle do uso da água na Bacia Hidrográfica do Paraguai.

A proposta tem caráter complementar à Resolução 195 da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O documento tem vigência até 31 de outubro, quando termina o período de seca na região, e impõe uma série de condições especiais para o uso da água em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

Para minimizar o impacto da escassez de água, a Sema propõe que as outorgas já emitidas sejam revisadas, além de priorizar os volumes mínimos necessários para abastecimento humano, dessedentação de animais, combate a incêndios, preservação da fauna e atividades econômicas.

Tem ainda a possibilidade de revisão de outorgas que envolvam grande volume de água, caso seja necessário, para garantir os usos múltiplos dos recursos hídricos.

A secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, ressaltou que o Estado tem atuado de modo cooperado e integrado com o Governo Federal, e que, tanto Mato Grosso quanto Mato Grosso do Sul, têm acompanhado as reuniões da ANA, e seguem monitorando a situação da crise hídrica na região.

"São medidas adicionas àquelas definidas pela ANA, buscando mitigar os efeitos da escassez hídrica na Bacia do Paraguai. A Sala de Situação continua o monitoramento, e, se for necessário, iremos adotar outras medidas", destacou a secretária.

 

Fonte: Secom.mt.gov.br

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Posse do Novo Conselheiro do Tribunal de Contas Confirmada para Amanhã

Posse do Novo Conselheiro do Tribunal de Contas Co...

 

Foi confirmada a posse do novo conselheiro do Tribunal de Contas, agendada para amanhã, 23 de dezembro de 2025, às 1...

Conselheiro Valter Albano se Aposenta Antecipadamente do Tribunal de Contas de Mato Grosso

Conselheiro Valter Albano se Aposenta Antecipadame...

 

No Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, publicado nesta segunda-feira, 22 de dezembro, foi formal...

PECUÁRIA Mato Grosso fecha 2025 com 31,6 milhões de bovinos, aponta Indea

PECUÁRIA Mato Grosso fecha 2025 com 31,6 milhões d...

Mato Grosso conta com 31,6 milhões de cabeças de gado, criados em 106 mil estabelecimentos rurais, de acordo com dados obtidos na cam...