@crsf

Lula anuncia Lewandowski para o Ministério da Justiça

O ministro aposentado do Supremo vai substituir Flávio Dino, que em fevereiro assumirá uma cadeira no STF

Lula anuncia Lewandowski para o Ministério da Justiça

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, no fim da manhã desta quinta-feira (11), o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça e da Segurança Pública. Lewandowski  aceitou o convite do presidente nesta quarta-feira (10). O ministro aposentado do Supremo vai substituir Flávio Dino, que em fevereiro assumirá uma cadeira na Corte.

Segundo o presidente, o decreto com a nomeação de Lewandowski para o governo será publicado no Diário Oficial apenas no dia 19 de janeiro e a posse dele para o comando da pasta vai acontecer apenas no dia 1º de fevereiro. 

Lula fez o anúncio ao lado de Flávio Dino e do ex-ministro do STF. Em seu discurso, ele enalteceu a trajetória dos dois e disse que o Brasil ganha com as mudanças.

“É um momento extraordinário. Tinha dúvidas se Lewandowski ia preferir dar um tempo para a vida pessoal dele. Tive a honra de ser o presidente que indicou o nome dele para o Senado e foi aprovado com vários elogios", afirmou o presidente, pontuando ainda que o país "ganha duas coisas importantes" com as nomeações de Lewandowski para a Justiça e Flavio Dino para a Alta Corte.

Nova postura

Lewandowski pretendia começar uma temporada de trabalho mais tranquila e aproveitar mais a família, após deixar o STF em abril do ano passado. No entanto, recebeu incentivo de amigos e familiares para aceitar o cargo.

Com a saída de Dino e a entrada de Lewandowski, o Ministério da Justiça poderá ganhar atuação mais discreta. Em conversas reservadas, aliados de Lula afirmam que o ex-presidente do STF não tem o mesmo perfil de enfrentamento de Dino, que protagonizou vários confrontos com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Lula aposta na "sensibilidade" e na "expertise" de Lewandowski para enfrentar problemas que o PT não tem conseguido resolver. A opção pelo egresso do STF leva à Esplanada uma figura com trânsito no Judiciário, mas não só. Como presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Lewandowski marcou sua gestão com a capacidade de implementar mudanças que impactaram o sistema como um todo, como o mecanismo das audiências de custódia, a partir de 2015.

*Com a Agência Estado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte  | 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

TV RB
Expedição Cuiabairros - Habitacional Nova Cuiabá
Expedição Cuiabairros Jd Ubirajara
Expedição Cuiabairros - Osmar Cabral
Expedição Cuiabairros - Tijucal

- PUBLICIDADE -

Apache Ribs Apache Ribs

Veja também

Professores da UFMT aprovam greve por tempo indeterminado

Professores da UFMT aprovam greve por tempo indete...

 

Na última sexta-feira (17), durante uma assembleia, os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decidiram...

SEGUNDA UNIDADE DE SAÚDE ENTREGUE

SEGUNDA UNIDADE DE SAÚDE ENTREGUE


 

Várzea Grande celebrou um marco significativo para a saúde pública com a inauguração da...

Fim de semana será de clima ameno e chuvoso em Cuiabá e outras regiões de Mato Grosso, alerta INMET

Fim de semana será de clima ameno e chuvoso em Cui...

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê um fim de semana de clima ameno e chuvoso em Cuiabá e em vá...