@crsf

Bolsonaro Reforça Legitimidade de Convite para Posse de Trump e Promete Colaborar com Investigações

Ex-presidente esclarece a Moraes sobre viagem à posse e afirma que convite formal já foi enviado; defesa destaca boa-fé dos americanos no processo

Bolsonaro Reforça Legitimidade de Convite para Posse de Trump e Promete Colaborar com Investigações

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro comunicou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o documento já apresentado à Justiça é, de fato, o convite formal para a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, marcada para o dia 20 de janeiro, em Washington.

Na semana passada, Bolsonaro solicitou autorização a Moraes para comparecer à cerimônia e pediu a devolução de seu passaporte, que foi retido pela Justiça. Para formalizar o pedido, o ex-presidente anexou um e-mail, que, segundo sua defesa, é o convite oficial para o evento.

No entanto, o ministro Moraes questionou a validade do convite, apontando que o documento não apresentava características claras de um convite formal. O e-mail recebido por Bolsonaro, que vinha do remetente "info@t47inaugural.com", não trazia detalhes específicos sobre a programação do evento, o que levou o ministro a solicitar um convite mais oficial.

A defesa de Bolsonaro, então, incluiu no processo o e-mail enviado ao deputado Eduardo Bolsonaro, proveniente do endereço oficial do comitê inaugural de Trump. Os advogados explicaram que o domínio "t47inaugural.com" foi registrado exclusivamente para a comunicação relacionada à posse presidencial, prática comum em eventos dessa natureza nos Estados Unidos.

Além disso, foi apresentada uma tradução juramentada do e-mail, destacando a cultura americana de valorizar a boa-fé no processo e a rigidez contra falsidades. A defesa afirmou que o convite, enviado pelo Comitê Trump Vance Inaugural, é legítimo, pois o domínio e o e-mail são oficiais e confirmados pelo próprio site do comitê.

Em suas redes sociais, Bolsonaro classificou a posse de Trump como um “importante evento histórico” e agradeceu ao filho, Eduardo Bolsonaro, pelo trabalho na relação com a família Trump. Ele ressaltou os laços entre os dois clãs como um ponto de aproximação diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos.

Com isso, Bolsonaro reafirmou seu compromisso em respeitar as medidas cautelares impostas pelo STF e se colocou à disposição para atender a eventuais condições adicionais que possam ser requeridas pela Justiça.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega prisão domiciliar

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega pr...

HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto

 

Às vésperas de completar um mês preso na Superinten...

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lula sobre PL da Dosimetria

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lul...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  • Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O presidente

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativos de 2026

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativ...

Crédito - Michel Alvim - Secom-MT

 

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficia...