@crsf

Governo dos EUA retira Moraes e esposa da Lei Magnitsky

Moraes teve bens bloqueados nos EUA, além de não poder entrar no país.

Governo dos EUA retira Moraes e esposa da Lei Magnitsky

O governo dos Estados Unidos retirou nesta sexta-feira (12) o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane de Moraes, da lista de sancionados com a Lei Magnitsky

Não foram dadas explicações para a atualização. A lei é utilizada pelo governo para sancionar estrangeiros, e entrou em vigor contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em 30 de julho. O dispositivo entra em jogo em casos de violação de direitos humanos ou corrupção. 

Moraes e sua esposa vão recuperar bens e interesses que haviam sido bloqueados, e poderão voltar a realizar transações com cidadãos americanos. O ministro também terá cartões desbloqueados. 

Na rede social X, Eduardo Bolsonaro (PL) disse que recebeu com "pesar" a notícia da retirada das sanções contra Moraes.

"Lamentamos que a sociedade brasileira, diante da janela de oportunidade que teve em mãos, não tenha conseguido construir a unidade política necessária para enfrentar seus próprios problemas estruturais", diz nota.

MORAES TERIA SIDO ARBITRÁRIO, ALEGOU GOVERNO DOS EUA 

A manobra foi feita por Donald Trump em meio ao avanço da ação criminal da trama golpista contra Jair Bolsonaro (PL) e aliados. 

Segundo a decisão que aplicou a lei, Moraes "usou sua posição para autorizar detenções preventivas arbitrárias e suprimir a liberdade de expressão". 

“Alexandre de Moraes se colocou na posição de juiz e jurado em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas dos Estados Unidos e do Brasil”, disse o Secretário do Tesouro, Scott Bessent. 

LEIA O COMUNICADO QUE RETIROU A LEI MAGNITSKY

"Atualização da Lista de Nacionais Especialmente Designados. As seguintes exclusões foram feitas na Lista SDN do OFAC:

DE MORAES, Alexandre, Brasil; Data de Nascimento: 13 de dezembro de 1968; Local de Nascimento: São Paulo, Brasil; Nacionalidade: Brasil; Sexo: Masculino; Passaporte: DC000887 (Brasil); Número de Identificação Nacional: 142262109 (Brasil) (pessoa física) [GLOMAG].

LEX - INSTITUTO DE ESTUDOS JURIDICOS LTDA, Rua Campos Bicudo, 98, 9º andar, Sala 3, Jardim Europa, São Paulo 04536-010, Brasil; Data de Constituição da Organização: 1º de junho de 2000; Tipo de Organização: Atividades de holdings; Número de Registro: 03850784000135(Brasil) [GLOMAG] (Vinculado a: DE MORAES, Alexandre).

BARCI DE MORAES, Viviane (também conhecida como BARCI, Viviane), Brasil; Data de nascimento 16 de janeiro de 1969; POB São Paulo, Brasil; nacionalidade Brasil; Sexo: Feminino; RG nº 208841180 (Brasil); Passaporte Diplomático DC000886 (Brasil) (individual) [GLOMAG] (Vinculado a: LEX - INSTITUTO DE ESTUDOS JURIDICOS LTDA).

BARCI, Viviane (também conhecida como BARCI DE MORAES, Viviane), Brasil; Data de nascimento 16 de janeiro de 1969; POB São Paulo, Brasil; nacionalidade Brasil; Sexo: Feminino; RG nº 208841180 (Brasil); Passaporte Diplomático DC000886 (Brasil) (individual) [GLOMAG] (Vinculado a: LEX - INSTITUTO DE ESTUDOS JURIDICOS LTDA).

 

 

 

diário do nordeste 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Banca julgadora destaca qualidade técnica e diversidade de pautas no 1º Prêmio de Jornalismo da ALMT

Banca julgadora destaca qualidade técnica e divers...

Membros da banca julgadora do 1º Prêmio de Jornalismo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) – Troféu Parlamento d...

Mato Grosso fecha 2025 como o 4º maior exportador brasileiro

Mato Grosso fecha 2025 como o 4º maior exportador...

Mato Grosso encerrou 2025 como o quarto estado que mais exportou no Brasil, com um total de US$ 30,11 bilhões (valor FOB, que considera apen...

Polícia Civil de MT desarticula grupo criminoso do Ceará envolvido em golpe da falsa central de banco com vítimas em todo país

Polícia Civil de MT desarticula grupo criminoso do...

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28.1), a Operação Devassare, para cumprimento de...