Presidente discursou na abertura da Cúpula dos Líderes nesta quinta-feira (6) e ressaltou que "não acreditavam ser possível COP na Amazônia"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou durante a abertura da Cúpula de Líderes pré-COP30 e destacou a necessidade de urgência na ação climática e de que as políticas públicas e os governantes tenham como foco este tema.
"Forças extremistas fabricam inverdades para obter ganhos eleitorais e aprisionar as gerações futuras a um modelo ultrapassado que perpetua disparidades sociais e econômicas e degradação ambiental. Rivalidades estratégicas e conflitos armados desviam a atenção e drenam os recursos que deveriam ser canalizados para o enfrentamento do aquecimento global. Enquanto isso, a janela de oportunidade que temos para agir está se fechando rapidamente", destacou o presidente.
Fernanda Pinotti, da CNN Brasil
"A COP30 será a COP da verdade. É o momento de levar a sério os alertas da ciência. É hora de encarar a realidade e decidir se teremos ou não a coragem e a determinação necessárias para transformá-la", disse Lula.
"A humanidade está ciente do impacto da mudança do clima há mais de 35 anos, desde a publicação do primeiro relatório do IPCC. Mas foram necessárias 28 conferências para que se reconhecesse pela primeira vez, em Dubai, a necessidade de se afastar dos combustíveis fósseis e de parar e reverter o desmatamento. Foi preciso um ano adicional para que se admitisse, em Baku, a perspectiva de ampliar o financiamento climático para um trilhão e trezentos bilhões de dólares", disse.
Lula acrescentou: "Belém honrará os legados das COPs 28 e 29."
O presidente ainda destacou que é preciso superar dois descompassos para lidar com a crise climática: a desconexão entre as discussões que ocorrem nos salões diplomáticos e o mundo real e a falta de compasso entre o contexto geopolítico e a urgência da crise climática.
O presidente discursou durante a abertura da Cúpula de Líderes, evento pré-COP que tem início nesta quinta-feira (6), em Belém, no Pará. O encontro, que se estende até sexta-feira (7), reúne chefes de Estado e líderes globais e marca o início político das discussões climáticas.
A cúpula de Líderes deve definir o tom das negociações que ocorrerão na COP30 durante as próximas duas semanas.
Foi confirmada a posse do novo conselheiro do Tribunal de Contas, agendada para amanhã, 23 de dezembro de 2025, às 1...
No Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, publicado nesta segunda-feira, 22 de dezembro, foi formal...
Mato Grosso conta com 31,6 milhões de cabeças de gado, criados em 106 mil estabelecimentos rurais, de acordo com dados obtidos na cam...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários