@crsf

Ministra Cármen Lúcia vota contra ação do MDB para derrubar intervenção na Saúde de Cuiabá

Ministra Cármen Lúcia vota contra ação do MDB para derrubar intervenção na Saúde de Cuiabá

 

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), votou contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ingressada pelo MDB Nacional para derrubar a intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá. O julgamento virtual teve início nesta sexta-feira (17) e segue até a próxima sexta-feira (24).

O MDB Nacional alegava que a intervenção era inconstitucional, pois a Constituição de Mato Grosso não especificava quais princípios constitucionais precisam ser violados para que ocorra a intervenção. No entanto, a ministra argumentou que não é necessário que o constituinte estadual enumere de forma expressa esses princípios, pois não há espaço para conformação normativa pelos entes estaduais sobre a matéria.

A intervenção na Saúde de Cuiabá foi decretada no dia 9 de março pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, atendendo a um pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso. A decisão foi motivada pelo colapso na saúde da capital, com falta de médicos, remédios, filas de milhares de pessoas à espera de cirurgias e UTIs fechadas.

A intervenção foi prorrogada até o dia 31 de dezembro, e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) foi um dos responsáveis por solicitar a ação do partido para derrubá-la. No entanto, a ministra Cármen Lúcia votou contra a ADI, afirmando que não é necessário que a Constituição estadual enumere os princípios constitucionais violados para que ocorra a intervenção.

Com a decisão da ministra, a intervenção na Saúde de Cuiabá continua em vigor. O julgamento virtual da ADI seguirá até a próxima sexta-feira, quando os demais ministros do STF apresentarão seus votos.

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

TCE-MT lidera pacto nacional por avanços da saúde digital no SUS

TCE-MT lidera pacto nacional por avanços da saúde...

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) consolidou seu papel de vanguarda no debate sobre políticas públicas de saúde no...

DESENVOLVIMENTO Governo de MT já entregou 222 pontes de concreto; veja as 10 maiores

DESENVOLVIMENTO Governo de MT já entregou 222 pont...

Guilherme Blatt | Sinfra-MT

 

O Governo de Mato Grosso já entregou 222 pontes de concreto em todas as reg...

Maluf diz que notificará municípios que estão fora do programa de Saúde Digital

Maluf diz que notificará municípios que estão fora...

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT - Durante a mesa foram dados encaminhamentos às demandas apresentadas.

 

...