@crsf

Saiba o passo a passo de como se preparar para as eleições

DIA DE VOTAÇÃO

Saiba o passo a passo de como se preparar para as eleições

Redação RBMT

 

As Eleições 2022 estão chegando e a Justiça Eleitoral que saber: Você está pronto ou pronta para votar? Confira abaixo um passo a passo importante para evitar problemas e atrasos no dia 02 de outubro, quando ocorre o 1º turno:

 

- Consulte seu local de votação

 

Este ano houve algumas mudanças em locais de votação em todo o estado de Mato Grosso. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) divulgou as alterações, por meio do site, redes sociais, Cartórios Eleitorais e a imprensa. Consulte o local de votação aqui ou pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado nas plataformas iOS e Android. Se ainda persistirem dúvidas, entre em contato pelo Disque Eleitor (0800 647 8191) ou com a Zona Eleitoral. Veja aqui os contatos.

 

- Baixe o e-Título

 

Além de consultar o local de votação, no e-Título é possível emitir a via digital do título de eleitor. Mas, atenção, este serviço só estará disponível até o dia 1° de outubro, véspera do primeiro turno das Eleições 2022, que ocorrerá em 02 de outubro. A emissão do título digital só voltará a ser liberada no dia 03 de outubro. Portanto, não deixe para a última hora e baixe já o e-Título nas plataformas iOS e Android.

 

- Atenção ao horário de votação

 

Este ano, a votação terá horário unificado em todo o Brasil. Em Mato Grosso, a eleição ocorrerá entre 7h e 16h, com exceção dos municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Araguaiana, Torixoréu, Ribeirãozinho, General Carneiro, Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte e São José do Xingu. Nestes locais, como o fuso segue o horário de Brasília (DF), a votação será das 8h às 17h. A Justiça Eleitoral reforça a importância de não deixar para a última hora, evitando atrasos e até a impossibilidade de votar.

 

- Colinha e ordem de votação

 

Na hora da votação, é importante ter atenção quanto à ordem estabelecida pelo Congresso Nacional. Confira abaixo:

 

Deputado Federal - é o primeiro cargo a ser votado, que tem 4 dígitos.

Deputado Estadual - vem na sequência, com 5 dígitos;

Senador e seus dois suplentes - o eleitor deve teclar 3 dígitos;

Governador e Vice-Governador - 2 dígitos;

Presidente e Vice-Presidente da República - também 2 dígitos.

 

Vale lembrar que os dois primeiros dígitos, para todos os cargos, referem-se ao número da agremiação partidária do candidato e que o eleitor pode levar um lembrete consigo para digitar corretamente na cabine de votação, a chamada colinha. Também é importante conferir o número digitado e o cargo que aparece na tela, bem como a foto do candidato que aparecerá, para evitar transtornos. Somente depois, o eleitor ou eleitora deve confirmar o voto.

 

- Documentação e biometria

 

Para votar, basta comparecer ao local de votação portando documento oficial com foto. O título de eleitor também pode ser apresentado, porém, a falta dele não impede o voto. Quem fez o cadastro biométrico e está com a foto no aplicativo e-Título, poderá apresentar somente a versão digital do título para votar. Quem não fez o cadastro biométrico em cidades onde o procedimento não foi obrigatório poderá votar normalmente nas Eleições 2022. Neste caso, após o pleito, o título voltará a ser cancelado para que a situação seja regularizada.

 

Fonte: TRE-MT

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega prisão domiciliar

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega pr...

HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto

 

Às vésperas de completar um mês preso na Superinten...

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lula sobre PL da Dosimetria

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lul...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  • Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O presidente

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativos de 2026

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativ...

Crédito - Michel Alvim - Secom-MT

 

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficia...