@crsf

Vereador diz que prefeito "zomba" da cara dos cuiabanos quando disse que não vai haver aumento no IPTU

BATEU DURO

Vereador diz que prefeito "zomba" da cara dos cuiabanos quando disse que não vai haver aumento no IPTU

REDAÇÃO

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) reagiu nesta terça-feira (29) à fala do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) que disse que o projeto que atualiza a Planta de Valores Genéricos da Área Urbana de Cuiabá não causará aumento no IPTU para o ano de 2023, e que os vereadores da oposição estão pregando que vai ter aumento por falta de conhecimento.  

  

“Se falta algum conhecimento é por parte do prefeito, pois para falar que não terá aumento no valor do IPTU, ele não leu o projeto de autoria dele ou está mais uma vez usando da mentira para zombar com a população cuiabana. Qualquer leigo ao ler o projeto vai perceber que terá aumento”, disse o vereador Dilemário.   

  

O parlamentar explicou a Planta Genérica será atualizada através da majoração do valor do metro quadrado proposto no projeto do executivo para estimativa do valor venal dos imóveis e terrenos existentes nas regiões urbanas de Cuiabá.   

  

O valor do metro quadrado, dependendo da localização da área urbana da nossa cidade, terá aumentos em percentuais que variam entre 100% até 1000%, em relação aos valores atuais do metro quadrado aprovado na Planta Genérica de 2010. 

“O que acontece:  com aumento do metro quadrado, o valor venal de cada imóvel, conforme a sua área construída, também terá aumento na mesma proporção, consequentemente também elevando o valor do IPTU, visto que o valor venal do imóvel é a base de cálculo para se chegar ao valor do IPTU”, explicou o vereador Dilemário.   


“É por isso que o IPTU, mesmo sem majoração na sua alíquota que é de 0,4% sobre o valor venal do imóvel, terá aumento para o contribuinte em 2023 nos percentuais de 100%, 200%, 300%, 400%, 500% e até de 1.000%”, concluiu o vereador Dilemário Alencar.  

 

Nesta terça-feira, a pedido do vereador Dilemário Alencar e das vereadoras Maysa Leão e Michelly Alencar, será realizada uma audiência pública, às 19 horas, na Câmara Municipal, para debater os projetos do executivo que atualiza a Planta de Valores Genéricos da Área Urbana de Cuiabá e a criação de Taxa de Lixo com desconto na tarifa de água.  

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

ALMT aprova, em segunda votação, projeto que congela Fethab por um ano

ALMT aprova, em segunda votação, projeto que conge...

Foto: MARCOS LOPES/ALMT

 

Por unanimidade, os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda vota&ccedi...

TCE-MT recomenda ações urgentes para cumprimento das metas de saneamento básico no estado

TCE-MT recomenda ações urgentes para cumprimento d...

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT

Decisão foi homologada pelo presidente, conselheiro Sérgio Ricardo.