O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio do promotor de Justiça Gustavo Dantas, participou de uma reunião da Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso, para discutir a disseminação de programas de integridade para os municípios mato-grossenses.
O Programa de Integridade do Governo de Mato Grosso – Integridade MT, coordenado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), foi apontado como um modelo a ser seguido pelos municípios, ao lado do Plano Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), do Tribunal de Contas da União (TCU), e de outras iniciativas implementadas por entidades que compõem a Rede de Controle.
“O nosso propósito é expandir as boas práticas já consolidadas no Governo do Estado para os municípios, fortalecendo a cultura da ética e da transparência em toda a administração pública de Mato Grosso”, destacou o secretário Controlador-Geral do Estado, Paulo Farias.
A ação terá o suporte de várias entidades de supervisão e controle, que contribuirão para a melhoria da administração municipal e para a promoção de práticas de integridade.
A fim de promover a adesão dos municípios ao Plano Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) e consolidar a governança local, serão conduzidas reuniões estratégicas com as entidades reguladoras. A meta é fortalecer alianças, harmonizar objetivos e obrigações, e estabelecer as próximas etapas para a execução das ações.
As discussões terão como base as diretrizes do PNPC e o levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o preenchimento de dados na Plataforma E-Prevenção.
A Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso reúne diversas instituições comprometidas com o fortalecimento da administração pública, o combate à corrupção, o incentivo ao controle social e a capacitação dos agentes públicos, dentre elas o Ministério Público de Mato Grosso.
Também participam da iniciativa representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Controladoria Geral do Estado (CGE), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Controladoria Geral da União (CGU-MT), Ministério Público de Contas, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), e Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicom).
Fonte MPMT
Em eventuais cenários de segundo turno em 2026, Lula (PT) ficaria em maior desvantagem se enfrentasse Pablo Marçal (PRTB) e tamb&eacu...
O Governo de Mato Grosso não vai aumentar a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS...
O Ambulatório de Atenção à Transexualidade, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), atend...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários