@crsf

MPMT destaca importância de programas de integridade para municípios

MPMT destaca importância de programas de integridade para municípios

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio do promotor de Justiça Gustavo Dantas, participou de uma reunião da Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso, para discutir a disseminação de programas de integridade para os municípios mato-grossenses.

 

O Programa de Integridade do Governo de Mato Grosso – Integridade MT,  coordenado pela Controladoria Geral do Estado (CGE), foi apontado como um modelo a ser seguido pelos municípios, ao lado do Plano Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), do Tribunal de Contas da União (TCU), e de outras iniciativas implementadas por entidades que compõem a Rede de Controle.

 

“O nosso propósito é expandir as boas práticas já consolidadas no Governo do Estado para os municípios, fortalecendo a cultura da ética e da transparência em toda a administração pública de Mato Grosso”, destacou o secretário Controlador-Geral do Estado, Paulo Farias.

 

A ação terá o suporte de várias entidades de supervisão e controle, que contribuirão para a melhoria da administração municipal e para a promoção de práticas de integridade. 

 

A fim de promover a adesão dos municípios ao Plano Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) e consolidar a governança local, serão conduzidas reuniões estratégicas com as entidades reguladoras. A meta é fortalecer alianças, harmonizar objetivos e obrigações, e estabelecer as próximas etapas para a execução das ações.

 

As discussões terão como base as diretrizes do PNPC e o levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o preenchimento de dados na Plataforma E-Prevenção.

 

A Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso reúne diversas instituições comprometidas com o fortalecimento da administração pública, o combate à corrupção, o incentivo ao controle social e a capacitação dos agentes públicos, dentre elas o Ministério Público de Mato Grosso.

 

Também participam da iniciativa representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Controladoria Geral do Estado (CGE), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Controladoria Geral da União (CGU-MT), Ministério Público de Contas, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), e Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicom).

Fonte MPMT

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Aço, suco e avião: Trump abre 694 exceções e minimiza tarifaço

Aço, suco e avião: Trump abre 694 exceções e minim...

O presidente Donald Trump abriu uma série de exceções no decreto que 

Com apoio do Tribunal de Justiça, Polícia Civil deflagra operação contra esquema de fraudes milionárias no Judiciário

Com apoio do Tribunal de Justiça, Polícia Civil de...

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta quarta-feira (30.7), com o apoio do Tribunal de Justiça de Mato G...

TCE-MT lança Manual Orientativo para diagnóstico da educação infantil em Mato Grosso

TCE-MT lança Manual Orientativo para diagnóstico d...

A Comissão Permanente de Educação e Cultura (COPEC) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) lançou o Manual Orien...