@crsf

PGR pede derrubada de lei de MT que impede auxílio e benefícios do governo a invasores de terra

PGR pede derrubada de lei de MT que impede auxílio e benefícios do governo a invasores de terra

Procurador-geral da República Paulo Gonet Branco entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando validade de lei de Mato Grosso que impede invasores de receberem auxílio e benefícios do Governo, entre outras restrições. Processo foi proposto no dia 13 de setembro e aguarda julgamento.

O governador Mauro Mendes (UNIÃO) sancionou em fevereiro de 2024 a lei que estabelece punições a invasores de propriedades privadas rurais e urbanas, em Mato Grosso.

Conforme a lei, os ocupantes comprovadamente ilegais e invasores de propriedades privadas serão impedidos de receber auxílio e benefícios de programas sociais do Governo do Estado, de tomarem posse em cargo público de confiança e de contratarem com o Poder Público Estadual. 

Na época, apoiadores da lei afirmaram que as sanções estabelecidas têm como base as normas de direito agrário no país, estabelecidas a Lei Federal n° 4.947, de 6 de abril de 1966, que estabelece normas de direito agrário no país.

Ao questionar a lei, PGR argumenta que o sistema constitucional de repartição de competências legislativa das unidades políticas, regido pelo postulado federativo e conformado pelo princípio da predominância de interesse, outorga à União, de forma privativa, competência para legislar sobre direito penal.
 
Assim, a tipificação de condutas como crime e os efeitos extrapenais da sentença penal condenatória somente podem ser disciplinados por lei federal editada pelo Congresso Nacional.
 
“Ao disciplinar sobre efeitos penais secundários à condenação pelos crimes de invasão de terras públicas, de violação de domicílio e de esbulho possessório, a lei mato-grossense invade competência privativamente da União para legislar sobre direito penal”, argumenta Gonet no processo.
 
O Procurador-geral da República requer, em liminar, a suspensão da eficácia da lei. No mérito, que seja julgada inconstitucional.

Fonte:olhardireto.com.br

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lula sobre PL da Dosimetria

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lul...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  • Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O presidente

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativos de 2026

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativ...

Crédito - Michel Alvim - Secom-MT

 

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficia...

PF prende desembargador por suposto vazamento de informações ao Comando Vermelho

PF prende desembargador por suposto vazamento de i...

A PF deflagrou, nesta terça-feira, 16, no Rio de Janeiro/RJ, a Operação Unha e Carne 2 e prendeu o desembargador Macári...