@crsf

STF amplia prazo para Funai apresentar plano de demarcação de terra indígena

EM COLNIZA

STF amplia prazo para Funai apresentar plano de demarcação de terra indígena

Supremo Tribunal Federal (STF) aumentou o prazo para que a Fundação Nacional do Índio (Funai) apresente cronograma de demarcação da terra indígena Kawahiva do Rio Pardo, em Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá).

 

Decisão do Supremo pela ampliação do prazo foi divulgada nesta quinta-feira (26), mas determinação do ministro Edson Fachin, que liberou o aumento do período, foi proferida no último dia 19.

 

Decisão inicial da Justiça sobre o tema ocorreu após ação movida pela Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Brasil no último ano. Em determinação monocrática no dia 21 de novembro de 2022, Fachin decidiu pelo prazo de apresentação de relatório em dois meses.

 

Contudo, após a decisão, a Advocacia-geral da União requereu que o prazo fosse ampliado uma vez que a transição de governo poderia impactar no andamento da atividade.

 

"Isso porque a decisão, proferida no dia 21 de novembro de 2022, contém prazo que atravessa não apenas o exercício fiscal, mas também um período de transição governamental", narra trecho da requisição feita pela AGU.

 

Diante da argumentação feita pela AGU, o ministro apontou que houve razoabilidade no pedido feito pela União e ampliou em mais 30 dias o prazo estabelecido na primeira decisão para apresentação do cronograma.

 

Fonte: Gazeta Digital

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

OBSERVAÇÃO DE AVES Terra de três biomas, Mato Grosso ganha destaque na maior feira de birdwatching do mundo

OBSERVAÇÃO DE AVES Terra de três biomas, Mato Gros...

Com mais de 15 mil visitantes esperados e 245 expositores de diversos países, a feira é considerada a maior vitrine internacional par...

Bombeiros apoiam pesquisa para mapear sistema de cavernas submersas em Nobres

Bombeiros apoiam pesquisa para mapear sistema de c...

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) está prestando apoio técnico-operacional a uma equipe de mergulhadores que realiz...