@crsf

TCE-MT lança novos painéis do Radar e amplia controle sobre concessões e investimentos em TI

Ferramentas organizam dados sobre concessões públicas e investimentos em tecnologia, facilitando o controle social e a gestão pública

TCE-MT lança novos painéis do Radar e amplia controle sobre concessões e investimentos em TI

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) lançou, nesta semana, dois novos painéis do Radar de Controle Público: o Radar Concessões e o Radar TI. As ferramentas permitem acompanhar contratos de concessões e parcerias público privadas (PPPs), além de investimentos em tecnologia feitos pelo estado e municípios.

Clique aqui para acessar.

Desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI), as novidades se somam a outros 10 painéis temáticos do sistema, garantindo o monitoramento de contratos e gastos em tempo real. Para o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, este controle resulta na melhoria dos serviços na ponta.

“A tecnologia é uma das maiores aliadas do controle externo. Com o Radar, oferecemos à população, aos gestores e aos órgãos de controle dados estratégicos. O Radar Concessões e o Radar TI chegam para ampliar ainda mais essa transparência. Estamos colocando o cidadão no centro da fiscalização”, avalia.

Pelo Radar Concessões é possível acompanhar os detalhes de concessões públicas e parcerias público-privadas firmadas por entes estaduais e municipais. O painel reúne dados sobre contratos vigentes, incluindo valores envolvidos, prazos, status de execução e ente concedente, por exemplo.

O secretário da SETI, Reginaldo Hugo Szezupior dos Santos, explica que o conteúdo também pode ser acessado por áreas de atuação, como saneamento básico, iluminação pública e mobilidade urbana, entre outros. Além disso, ressalta que a dinâmica do portal fortalece a governança sobre ações de alto impacto social.

“Organizamos em um único ambiente, informações que antes estavam fragmentadas em diversos sistemas e documentos. Agora, qualquer cidadão pode acessar os dados das concessões formalizadas, compreender sua situação atual e verificar os compromissos assumidos. É uma iniciativa que aprimora a gestão e incentiva o controle social”, afirma.

Já o Radar TI traz uma visão consolidada dos investimentos no setor, permitindo identificar as quantias destinadas e padrões de comportamento orçamentário e contratual.

Segundo o subsecretário de Sistemas do TCE-MT, Rodrigo Matos Medeiros, o Radar TI oferece um diagnóstico da capacidade tecnológica dos jurisdicionados, subsidia tanto a atuação orientativa quanto a fiscalizatória, estimulando a administração pública a adotar boas práticas nesta área.

“Isso contribui não apenas para o aprimoramento do controle, mas também para o planejamento institucional, a definição de prioridades e a elevação do patamar digital dos serviços prestados à sociedade. É uma ferramenta estratégica, pensada para apoiar o gestor moderno na tomada de decisões mais eficazes e fundamentadas”, pontua.

Expansão constante

O portal Radar reúne dados oficiais, declarados em sistemas governamentais, prestações de contas e fontes públicas, como o sistema Auditoria Pública Informatizada de Contas (APLIC) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados estão distribuídos em painéis como Educação, Obras, Compras Públicas e Saúde, entre outros.

Em constante expansão, o sistema já havia sido atualizado em 2025 com outros dois painéis temáticos: o Meio Ambiente e o Previdência. Só neste ano, a plataforma já contabilizou mais de 775 mil visualizações, com 47 mil usuários ativos e 1.671 interações com o conteúdo.

Desde seu lançamento, a plataforma é reconhecida por instituições de todo o país como referência em transparência e controle. Graças aos resultados alcançados, ela também se tornou um dos produtos do Tribunal certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o selo ISO 9001.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Recursos possíveis e prisão: os próximos passos da condenação de Bolsonaro

Recursos possíveis e prisão: os próximos passos da...

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus envolvidos em uma tentativa de golpe de Estado foram conde...

Suspeito de matar ativista Charlie Kirk escreveu mensagens em munição

Suspeito de matar ativista Charlie Kirk escreveu m...

O suspeito de matar o ativista pró-Trump, Charlie Kirk, na quarta-feira (10), está detido em uma cadeia do estado americano de Utah s...

Eduardo Bolsonaro defende ação militar dos EUA contra o Brasil

Eduardo Bolsonaro defende ação militar dos EUA con...

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) defendeu um ataque militar dos