O julgamento do STF foi interrompido na última sexta; o placar está 5 a 1 para a descriminalização
O juiz corregedor prisional Geraldo Fidelis afirmou que a possível descriminalização do porte da maconha deve impactar nas penitenciárias com a retirada de pessoas presas por porte da droga.
A descriminalização está sendo julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas foi interrompida na última sexta-feira (25) a pedido do ministro André Mendonça, que tem prazo de 90 dias para retomar a pauta.
“Nós estamos aguardando nesse momento essa posição do STF, sobre a quantidade [...], mas é uma situação que vai ser gerada e se for confirmada vai impactar o centro penitenciário também”, afirmou à rádio Vila Real.
“Se eventualmente houver pessoas presas por terem portado um número mais baixo da substancia proibida, se vier a descriminalização, vai impactar com a retirada de pessoas da penitenciária. Com certeza”, acrescentou.
Atualmente o placar para descriminalizar o porte da maconha é de 5 a 1, faltando apenas um voto para aprovar a nova legislação.
No entanto, STF já tem maioria –seis votos- para definir que pessoas flagradas com pequenas porções de maconha não devem ser tratadas como traficantes. Ainda falta decidir qual será essa quantidade limite.
Mesmo com uma das mudanças aprovadas, a alteração só será definitiva ao fim do julgamento e quando a decisão for publicada no Diário Oficial. Até lá a legislação permanece a mesma.
Fidelis chegou a ser questionado sobre sua opinião a respeito da descriminalização da droga, mas preferiu não emitir seu posicionamento pessoal.
“Não devo [opinar]. Tenho uma impressão pessoal contra isso ai. Mas o Tribunal de Justiça tem uma comissão que faz um debate grande com os juízes sobre esse tema. É uma verdadeira aula que nós temos em que cada um leva seus posicionamentos”, disse.
Fonte: MídiaNews
NOTÍCIA ANTERIOR
PRÓXIMA NOTÍCIA
Alckmin é principal negociador do governo Lula de medidas contra o tarifaço
Marcelo Camargo/Agência Brasil - arquivo<...
Foto: Luiz Alves/ALMT
Nesta quinta-feira (14), às 14 horas, na sala 226, a Assembleia Legislativa de Mat...
Depois de o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), dizer que a Casa vai pautar propostas contra a adultizaç...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários