@crsf

Com apoio da Sedec, Expoind MT 2025 destaca sustentabilidade e inovação na indústria no Estado

Programação inclui debates sobre transição energética, Indústria 4.0 e novas oportunidades para o setor produtivo

Com apoio da Sedec, Expoind MT 2025 destaca sustentabilidade e inovação na indústria no Estado

A indústria de Mato Grosso ganha protagonismo nesta semana com a realização da Expoind MT 2025, feira de negócios da indústria de Mato Grosso, que teve início nesta terça-feira (4.11) e segue quinta-feira (6.11), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento reúne mais de 100 expositores, compradores, fornecedores, startups, câmaras de comércio e lideranças setoriais, com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Ao longo dos três dias de programação, o público poderá participar de painéis temáticos, palestras magnas e rodadas de negócios sobre temas estratégicos, como transição energética, sustentabilidade, Indústria 4.0, saúde e segurança do trabalho e comércio internacional.

Durante a abertura da feira, o governador Mauro Mendes destacou a relevância da indústria na economia mato-grossense e o papel do setor na diversificação produtiva do Estado.

“O setor industrial tem grande perspectiva em Mato Grosso e essa história não começou agora, mas há muitos anos. O crescimento do Estado nas últimas duas décadas se deve à pujança do nosso, hoje, maior setor econômico, que é o agronegócio, mas retroalimentado pelo crescimento da indústria, que vem sendo muito sustentável ao longo dos últimos anos. A indústria mato-grossense seguramente é uma alternativa importante para empreendedores e empreendedoras aqui no nosso estado e em todo o Brasil”, afirmou.

 


Crédito: Mayke Toscano/Secom-MT

A Sedec participa da Expoind com um estande institucional, oferecendo atendimento especializado sobre as políticas estaduais de estímulo à indústria. No espaço, o público pode obter informações sobre incentivos fiscais, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, linhas de crédito da Desenvolve MT e o trabalho da Invest MT, voltado à atração de investimentos e apoio a novos empreendimentos.

 


Crédito: Divulgação/Sedec-MT

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico em exercício, Linacis Pinho Vogel Lisboa, ressaltou o avanço do setor industrial em Mato Grosso e a importância da feira para fortalecer o ambiente de negócios.

“Hoje já temos mais de 16 mil indústrias ativas em Mato Grosso, que geram mais de 190 mil empregos formais. Isso mostra o quanto o setor vem crescendo e se fortalecendo, transformando a matéria-prima que a gente produz aqui em inovação, oportunidades e desenvolvimento para o nosso estado”, destacou.

Durante o evento, também foi realizado o descerramento da maquete da Usina Itaicy, considerada um marco histórico da industrialização em Mato Grosso. Inaugurada em 1897, em Santo Antônio do Leverger, a usina foi responsável por acender a primeira lâmpada do Estado, produzindo açúcar e aguardente com tecnologia trazida da Alemanha.

 



Silvio Rangel, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), órgão realizador do evento,  enfatizou que a Expoind representa um marco para o setor industrial mato-grossense.

“A Expoind é um sonho que se torna realidade. É um espaço para multiplicar ideias, parcerias e oportunidades. Durante três dias, este pavilhão reunirá mais de cem expositores de todos os segmentos, da base florestal à tecnologia, da alimentação à energia, da construção civil ao vestuário. São empresas que acreditam em Mato Grosso e fazem a roda da economia girar por aqui todos os dias”, declarou.

Também estiveram presentes o secretário de Estado da Casa Civil Fábio Garcia, prefeita de Cuiabá em exercício Vânia Rosa, deputados estaduais Carlos Avallone e Júlio Campos, comandante-geral do corpo de bombeiros militar Gledson Bezerra, presidente do conselho deliberativo do Sebrae-MT Jonas Alves, diretora Superintendente do Sebrae-MT Lélia Brum e os vices-presidentes da FIEMT Jandir José Milan, Sérgio Ricardo Silva Antunes e Wagner Gasbarro Nascimento.

 

 

 

 

 

Yasmim Di Berti | Sedec-MT

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega prisão domiciliar

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega pr...

HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto

 

Às vésperas de completar um mês preso na Superinten...

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lula sobre PL da Dosimetria

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lul...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  • Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O presidente

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativos de 2026

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativ...

Crédito - Michel Alvim - Secom-MT

 

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficia...