@crsf

Comissão cobra agilidade nas obras do BRT e defende nova rota entre Cuiabá e Chapada

Reunião também aprovou projeto que garante gratuidade no transporte a familiares de bebês prematuros internados na rede pública

Comissão cobra agilidade nas obras do BRT e defende nova rota entre Cuiabá e Chapada

na quinta reunião ordinária de 2025,

realizada nesta terça-feira (7), a Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) apreciou oito projetos de lei. Sob a condução do presidente Valmir Moretto (Republicanos) e com a participação dos deputados Nininho (Republicanos) e Chico Guarnieri (PRD), seis matérias receberam parecer favorável, enquanto uma foi rejeitada e outra retirada de pauta.

Entre as matérias aprovadas, ganhou destaque o Projeto de Lei nº 2049/2024, de autoria do deputado Paulo Araújo (PP). A iniciativa garante gratuidade no transporte coletivo intermunicipal para mãe, pai ou responsável legal de bebê prematuro internado em unidade neonatal da rede pública estadual. A medida busca dar suporte às famílias em um momento de fragilidade, assegurando o direito de acompanhar o tratamento dos recém-nascidos.

A reunião ocorreu na Sala das Comissões Deputado Oscar Soares e também abordou o andamento das obras do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido), que há anos se arrastam e são acompanhadas por órgãos como o Tribunal de Contas e o Ministério Público. A comissão anunciou que fará, nos próximos dias, uma vistoria técnica para fiscalizar e cobrar agilidade na execução do projeto.

O deputado Nininho aproveitou a ocasião para reforçar a defesa de uma proposta considerada estratégica para a região: a criação de uma rota alternativa entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

“Esse projeto é uma luta antiga. Ele encurtaria em mais de 30 quilômetros o acesso à Chapada, garantindo uma estrada mais rápida e segura. Já tivemos avanços importantes, como a previsão de recursos para o início das obras e tratativas junto ao governo do estado. Nossa expectativa é apresentar o projeto definitivo ao governador em breve. Essa obra é fundamental não só pela valorização do turismo, mas pela segurança dos milhares de motoristas que trafegam nesse trajeto todo fim de semana”, destacou.

Com pautas que unem infraestrutura, mobilidade e segurança, a comissão reafirma o compromisso de acompanhar projetos de impacto direto na vida da população mato-grossense.

Foram aprovados os seguintes projetos: PL 2049/2024PL 1295/2025PL 1304/2025PL 1347/2025PL 1549/2025PLC 29/2025.

 

 

 

 

POR MÁRCIA MARTINS / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  • 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega prisão domiciliar

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega pr...

HUGO BARRETO/METRÓPOLES @hugobarretophoto

 

Às vésperas de completar um mês preso na Superinten...

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lula sobre PL da Dosimetria

Se Congresso quiser, que derrube meu veto, diz Lul...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  • Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O presidente

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativos de 2026

Governo de MT divulga feriados e pontos facultativ...

Crédito - Michel Alvim - Secom-MT

 

O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficia...