@crsf

Em comissão da Câmara, secretária de Saúde apresenta diagnóstico sobre unidades básicas de Cuiabá

Em comissão da Câmara, secretária de Saúde apresenta diagnóstico sobre unidades básicas de Cuiabá

Durante a reunião da Comissão de Saúde, nesta terça-feira (17), a secretária Lúcia Helena Barboza Sampaio respondeu perguntas sobre obras e reformas paralisadas nas Unidades Básicas (UBS) da capital. Os vereadores também queriam informações sobre uma possível reabertura das antigas Policlínicas, que foram fechadas na gestão anterior.

 

Reforma das UBSs

De acordo com dados da própria secretaria, 23 UBSs e quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) estão com obras suspensas e necessitam de reforma.

Lúcia Helena explicou que o contrato com as empresas licitadas para a execução das obras foi encerrado após o vencimento do prazo de cinco anos e não foi renovado. Com isso, uma nova licitação terá de ser realizada para a contratação de novas empresas.

A secretária garantiu que as reformas vão continuar com os recursos disponíveis em caixa na Prefeitura, destinados à conclusão dessas obras.

“Na gestão pública, fazemos um contrato com a empresa para uma reforma e temos um prazo de contrato, podendo ser reformulado. Esse prazo expirou. Não podemos mais utilizar os contratos que tínhamos para continuar com essas reformas. Por isso, elas foram interrompidas. Para retomarmos essas reformas, teremos que fazer uma nova licitação. A forma mais rápida é utilizarmos as atas já existentes para reforma. O planejamento permanece e vamos finalizá-las. A esperança é que aquilo que já estava pactuado e tem recurso sobrando, nós vamos finalizar”, destacou a secretária.

E as Policlínicas?

Com o financiamento do município, a secretária foi questionada sobre o fim das policlínicas na cidade.

“O Sistema Único de Saúde (SUS) não contempla mais as policlínicas são Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou UBS. Devemos transformar os espaços em algo útil à população, talvez um centro de especialidades ou um ambulatório enfim, iremos verificar as possibilidades”, finalizou.

Unidades de Saúde com obras e reformas interrompidas:

UBS Real Parque, UBS Jardim Umuarama II, UBS Morada dos Nobres, UBS Francisco Loureira Borba, UBS Residencial Nilze Paes Barreto, UBS CPA IV – 3ª etapa, UBS Ouro Fino e UBS São João Del Rey estão pactuadas com o governo federal.

UBS Jardim Passaredo está com a construção finalizada, mas precisa ser mobiliada e equipada.

Unidade de Acolhimento de adultos

CAPs Centro América está sem repactuação com o governo federal.

Unidade de Acolhimento infanto-juvenil

CAPs Verdão e CAPs Adolescer estão em repactuação com o Ministério Público.

CAPs Cidade Verde, UBS Pedra 90 3 e 4, UBS Pedregal, Policlínica do Planalto e Policlínica do Coxipó estão pactuadas com o governo federal.

UBSs Residencial Coxipó 1 e 2, UBS Residencial Coxipó 3, UBSs Jardim Industrial 1 e 2, Comunidade Barreiro Branco, UBSs Baú e Lixeira, UBS Jardim Leblon, UBS Santa Amália e Jardim Araçá, UBS Novo Horizonte, UBS Tijucal, UBS Parque Atalaia 1 e 2, UBS Pico do Amor e UBS Três Barras estão em funcionamento, mas precisam de reform




 

Fonte Secom Câmara Municipal de Cuiabá 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Kassab manda recados para governo e oposição

Kassab manda recados para governo e oposição

O presidente do PSD e secretário de Governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos),&n...

Banca julgadora destaca qualidade técnica e diversidade de pautas no 1º Prêmio de Jornalismo da ALMT

Banca julgadora destaca qualidade técnica e divers...

Membros da banca julgadora do 1º Prêmio de Jornalismo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) – Troféu Parlamento d...

Mato Grosso fecha 2025 como o 4º maior exportador brasileiro

Mato Grosso fecha 2025 como o 4º maior exportador...

Mato Grosso encerrou 2025 como o quarto estado que mais exportou no Brasil, com um total de US$ 30,11 bilhões (valor FOB, que considera apen...