@crsf

Mato Grosso tem dois destinos entre os mais procurados para viajar no Brasil em 2026

Levantamento inédito avalia visibilidade turística com base em conectividade, presença na mídia e fluxo de visitantes nacionais e internacionais

Mato Grosso tem dois destinos entre os mais procurados para viajar no Brasil em 2026

Dois destinos de Mato Grosso,  Cuiabá e Chapada dos Guimarães, integram a lista dos 50 destinos mais procurados para viajar no Brasil em 2026, de acordo com o IVT 2026 – Índice de Viagem e Turismo Brasil Em Mapas, levantamento inédito que analisa a visibilidade turística de destinos brasileiros com base em dados nacionais e internacionais.

O ranking foi elaborado pela Brasil em Mapas e combina indicadores como tendências de mídia, conectividade aérea, acessibilidade e fluxo turístico, além da presença dos destinos em rankings e plataformas globais.

No levantamento, Chapada dos Guimarães aparece na 39ª posição, com destaque para o perfil voltado ao turismo de natureza e cachoeiras. Já Cuiabá ocupa o 43º lugar, reconhecida como porta de entrada para o turismo regional e pela relevância histórica e logística.

O IVT varia de 0 a 100 e mede a relevância turística a partir de quatro dimensões estruturais, distribuídas em 15 parâmetros normalizados e ponderados. Entre os critérios avaliados estão: visibilidade em rankings e mídia especializada, conectividade aérea e acessibilidade, centralidade temática (natureza, cultura, eventos e outros segmentos) e fluxo turístico nacional e internacional.

Na análise regional, o Centro-Oeste se consolida como polo de ecoturismo no país, com destaque para destinos como Bonito, Chapada dos Veadeiros e o Pantanal. O estudo também aponta a manutenção da relevância de capitais e cidades estratégicas para o acesso logístico e turístico, caso de Cuiabá.

A presença dos destinos mato-grossenses no ranking integra a estratégia de promoção turística do Estado, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso por meio da adjunta de Turismo. De acordo com a secretária adjunta de Turismo, Maria Letícia Arruda, a atuação inclui participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, investimentos em capacitação de profissionais do setor e ações voltadas ao fortalecimento da imagem de Mato Grosso como destino turístico competitivo.

“A presença de destinos mato-grossenses neste ranking nacional demonstra que o Estado vem ganhando visibilidade e consolidando seu posicionamento como um destino competitivo. Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo de promoção, capacitação e participação em feiras estratégicas, que têm ampliado a exposição dos nossos destinos e fortalecido o trade turístico. Mato Grosso possui uma diversidade muito grande de experiências a serem exploradas, que vão do ecoturismo e turismo de natureza ao turismo de negócios e eventos, passando por vários outros segmentos. Nosso objetivo é seguir valorizando e qualificando o setor, ampliando o fluxo de visitantes, gerando desenvolvimento econômico e oportunidades para todas as regiões”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

Yasmim Di Berti | Assessoria/Sedec

 

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Governador autoriza concurso com 80 vagas para professor na Unemat

Governador autoriza concurso com 80 vagas para pro...

O governador Mauro Mendes autorizou a realização de concurso público na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), voltad...

Mato Grosso tem dois destinos entre os mais procurados para viajar no Brasil em 2026

Mato Grosso tem dois destinos entre os mais procur...

Dois destinos de Mato Grosso,  Cuiabá e Chapada dos Guimarães, integram a lista dos 50 destinos mais procurados para viajar no B...

Saiba como o Irã está se preparando para um possível ataque dos EUA

Saiba como o Irã está se preparando para um possív...

Enquanto os Estados Unidos continuam um significativo reforço militar no Oriente Médio, o Irã tomou medidas para sinalizar sua...