Da redação
Mais de 20 pontes de madeiras na MT-060, rodovia Transpantaneira, serão substituídas por de concreto pelo Governo do Estado. Conforme a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), a estrada é a principal rota de acesso ao Pantanal mato-grossense, com 137 KM de extensão e 120 pontes no trajeto, sendo que 66 são de madeiras.
Já foram trocadas 22 pontes de madeira na rodovia. Destas, 14 foram trocadas por pontes de concreto e 8 foram alteradas para aduelas de concreto - estruturas que permitem a passagem de água por baixo da rodovia e substituem pontes menores.
O Governo do Estado prometeu a troca de 24 pontes de madeira por aduelas de concreto até o fim deste ano. O valor total investido pelo Executivo é de R$ 6 milhões. Os serviços começam a partir do fim de junho, quando o volume de água no Pantanal abaixa, possibilitando fazer os desvios necessários para as obras, e seguem até o início da cheia novamente, em novembro ou dezembro.
Até o fim deste ano, outra ponte de concreto será entregue na rodovia. Ela está sendo construída sobre o Rio Figueira. Com 120 metros de extensão, vai eliminar a maior ponte de madeira da Transpantaneira.
A Sinfra-MT também licitou a elaboração de projetos para construir 41 pontes de concreto na rodovia. Elas fazem parte do pacote de 141 projetos de pontes licitados pelo Governo de Mato Grosso no começo deste ano. As pontes da Transpantaneira terão entre 15 e 75 metros de extensão.
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