Líder do Quilombo Quariterê por 20anos, Tereza de Benguela inspira produção audiovisual nacional
ANDRELINA BRAZ
DA REDAÇÃO
Em um quilombo no Oeste de Mato Grosso no século XVIII, destacava-se entre os 100 moradores uma mulher conhecida como Rainha de Quariterê. Com inúmeros relatos da força de sua liderança e de luta contra a escravidão, a vida de Tereza de Benguela sempre pareceu um roteiro de filme. E agora ela vai se materializar no cinema.
A liderança de Tereza começou após a morte do marido, José Piolho. Desde então, a forma como ela comandou o quilombo de Quariterê, também conhecido como Piolho, chamou a atenção.
O quilombo, em um território de difícil acesso, foi o ambiente perfeito para Tereza coordenar um forte aparato de defesa contra a escravidão e articular um parlamento para decidir em grupo as ações da comunidade, que vivia do cultivo de algodão, milho, feijão, mandioca, banana, e da venda dos excedentes.
Durante 20 anos, Tereza comandou a estrutura política, econômica e administrativa do quilombo, mantendo um sistema de defesa com armas trocadas com os brancos ou roubadas das vilas próximas.
Fonte: Midianews.com.br
PRÓXIMA NOTÍCIA
O setor produtivo entregou ao governo federal um conjunto de propostas para amenizar os impactos do tarifaço americano às empresas co...
Mais de 25 mil pessoas passaram pela Arena Pantanal durante os três dias do Arraiá da Cidadania, evento gratuito promovido pelo Govern...
Julio Campos rebate rótulos e dispara contra radicais: “Não terão mais vez na política brasileira”
<...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários