RFI

A de..."> RFI

A de..." />

@crsf

Paris 2024: confira 10 curiosidades a respeito dos Jogos Olímpicos

Com a cerimônia de abertura marcada para o dia 26 de julho, à partir das 14h30. Disputa vai até o dia 11 de agosto

Paris 2024: confira 10 curiosidades a respeito dos Jogos Olímpicos

A dez dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a RFI reúne dez curiosidades sobre o maior evento esportivo do planeta, que começa no dia 26 de julho, na capital francesa.
 

1 – Foi em Olímpia, na Grécia, por volta do ano 776 a.C., que os Jogos Olímpicos ganharam forma e por isso têm este nome. As primeiras competições foram planejadas a cada quatro anos. O período que separa as edições foi chamado de “Olimpíada”. Em 393 d. C, o imperador romano Teodoro I proibiu a celebração dos Jogos Olímpicos por motivos religiosos. Em 1894, o barão francês Pierre de Coubertin decidiu reviver os Jogos Olímpicos fundando o Comitê Olímpico Internacional (COI), que organizou os primeiros jogos de verão em 1896, em Atenas.

2 – A Carta Olímpica torna o francês a língua oficial dos Jogos em memória do fundador das competições da era moderna, Pierre de Coubertin. Posteriormente, foram acrescentados o inglês e a língua oficial do país anfitrião.

3 – Concebidos a partir de um desenho original de Pierre de Coubertin, os anéis olímpicos continuam a ser uma representação global do movimento olímpico e de sua atividade. O símbolo olímpico só pode ser utilizado com o consentimento por escrito do COI.

4 – O revezamento da tocha olímpica é hoje um símbolo de paz e de fraternidade. A chama surgiu, pela primeira vez, nos Jogos de Amsterdã, em 1928. Já o revezamento foi criado nos Jogos de Berlim, em 1936.

5 – Os Jogos de Paris 2024 serão os primeiros paritários, contando com o mesmo número de atletas homens e mulheres.

6 – Quatro modalidades adicionais foram incluídas no programa dos Jogos de Paris 2024: breaking, escalada, skate e surf. Desde 2014, o Comitê Olímpico Internacional tem incentivado os comitês organizadores dos países anfitriões a propor novos esportes para adicionar às disciplinas olímpicas tradicionais.
 

7– O americano Michael Phelps é o atleta de maior sucesso nos Jogos Olímpicos, levando em consideração todos os esportes. O nadador tem um total de 28 medalhas, incluindo 23 de ouro. O maior atleta olímpico da história encerrou a sua carreira nos Jogos Rio 2016, onde conquistou seis medalhas: cinco de ouro (4×100 m livre, 200 m borboleta, 4×200 m livre, 200 m medley e 4×100 m medley) e uma de prata (100 m borboleta).

8– Com 28 participações, os Estados Unidos dominam a premiação, com 2.635 medalhas, incluindo 1.061 de ouro.

9– Graças à medalha de bronze de Alessandra Perilli no tiro, durante as Olimpíadas de Tóquio em 2021, a primeira na história de San Marino, este estado de 34 mil habitantes se tornou o menor país medalhista olímpico da história dos Jogos.

10 – Sky Brown, nascido em 7 de julho de 2008, é um skatista anglo-japonês que compete pela Grã-Bretanha. Medalhista de bronze durante as provas de skate nas Olimpíadas de Tóquio em 2021, ela é a mais jovem
 

fonte: metrópole.com.br

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Morre Divaldo Franco, um dos principais líderes espíritas do Brasil, aos 98 anos

Morre Divaldo Franco, um dos principais líderes es...

Divaldo Franco lutava contra um câncer de bexiga e vinha recebendo cuidados médicos em casa - (crédito: Minervino Junior/CB/D.A...

Primeira-dama participa do lançamento de material pedagógico antirracista nesta quarta-feira (14)

Primeira-dama participa do lançamento de material...

Crédito - Jana Pessôa

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e o secretário de Estado...

Atlas da Violência aponta MT como o terceiro estado com maior número de apreensões de cocaína pelas forças estaduais em 2023

Atlas da Violência aponta MT como o terceiro estad...

Christiano Antonucci - Secom - M

 

Mato Grosso é o terceiro estado brasileiro com maior volume de cocaína e...