munizante contra a dengue desenvolvido pelo Instituto Butantan é destinado a pessoas de 12 a 59 anos; é o primeiro em dose única do mundo
Divulgação/Governo de SP
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. O anúncio oficial será feito nesta quarta-feira (26/11).
O imunizante Butantan-DV é o primeiro no mundo capaz de oferecer proteção com apenas uma dose, e deve, nos próximos passos, ser incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI)
A imunização será destinada a pessoas de 12 a 59 anos, e a expectativa é que o imunizante comece a ser aplicado em 2026, após a conclusão do processo de registro.
Em entrevista, Renato Kfour vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), destacou que o imunizante apresentou eficácia de cerca de 75% contra a dengue e mais de 90% para prevenir formas graves e hospitalizações.
De acordo com Renato, a aprovação da Anvisa confirma que a vacina se mostrou “extremamente segura e eficaz” após mais de cinco anos de acompanhamento.
Ele ressalta que a expansão da dengue, impulsionada pelo aquecimento global, alterações climáticas e aumento das áreas de proliferação do mosquito, torna a disponibilidade de novas vacinas um passo central para a saúde pública mundial. “Mais da metade da população mundial vive em zona de risco para a doença. Por isso, a necessidade de vacinas passam a ser primordial para o controle de tantas doenças, especialmente nas populações de países tropicais.”
“Próximo passo, obviamente, seria a discussão na introdução no Programa Nacional de Imunizações, que é algo iminente”, afirma Renato.
Fonte: METRÓPOLES
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da vacina contra a dengue desenvolvida pelo...
O Senado pode votar em dezembro a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022, para acabar com a possibilidade de um segun...
Getty Images
O cérebro passa por cinco fase...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários