@crsf

Comissão vota hoje parecer sobre delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhinore Fonte: Agência Câmara de Notícias

Parecer diz que há “consideráveis dúvidas” quanto à existência da “ocupação tradicional” na área de Kapôt Nhinore Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comissão vota hoje parecer sobre delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhinore  Fonte: Agência Câmara de Notícias

A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações da Funai na demarcação da terra indígena Kapôt Nhinore (MT e PA) vota nesta terça-feira (31) o parecer da relatora, deputada Coronel Fernanda (PL-MT). A reunião será realizada às 10 horas, no plenário 16.

A Terra Indígena Kapôt Nhĩnore abrange 362.243 hectares nos municípios de Vila Rica e Santa Cruz do Xingu, em Mato Grosso, e São Félix do Xingu, no Pará. A área é sagrada para os Yudjá (Juruna) e Mebengokrê (como se nomeiam os Kayapó). Ali nasceu o cacique Raoni, liderança que reivindica a área há 40 anos.

Criação de CPI
O parecer de Coronel Fernanda (PL-MT) pede a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar os processos de demarcação, uso e gestão de terras indígenas.

“Precisamos de uma demarcação justa, que traga qualidade de vida para os povos indígenas e respeite o direito dos não indígenas que já estão naqueles municípios há muitos anos”, frisou a parlamentar.

Indenização
A relatora defende ainda que os atuais ocupantes da terra em discussão sejam indenizados pelo Estado, ainda que não possuam o título de propriedade. Em relação à Terra Indígena Kapôt Nhĩnore, o parecer diz que há “consideráveis dúvidas” quanto à existência da “ocupação tradicional” na área.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Cuiabá precisa respeitar contratos e garantir a segurança jurídica

Cuiabá precisa respeitar contratos e garantir a se...

“Para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada", cravou em 1920 o jornali...

PAC e emendas podem bancar ressarcimento de aposentados, diz Fazenda

PAC e emendas podem bancar ressarcimento de aposen...

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, defendeu à CNN na manhã dest...

O que está por trás do boom de 'produtos fakes' no Brasil e quem ganha com isso

O que está por trás do boom de 'produtos fakes' no...

Comprar em supermercados tornou-se uma odisseia para os consumidores. Isso porque o mercado de