@crsf

Ex-presidente da Coreia do Sul é condenado à prisão perpétua por insurreição

Ex-presidente da Coreia do Sul é condenado à prisão perpétua por insurreição

A Justiça sul-coreana condenou, nesta quinta-feira (19) o ex-presidente Sul Yoon Suk Yeol à prisão perpétua por liderar uma insurreição e decretar a lei marcial no País, em 2024.

"A declaração de lei marcial resultou em enormes custos sociais, e é difícil encontrar qualquer indício de que o réu tenha demonstrado arrependimento por isso", afirmou o juiz Ji Gwi-yeon, do Tribunal do Distrito Central de Seul, na leitura da sentença.

Os promotores tinham pedido pena de morte para Yeol, mas a solicitação foi revista. Na Coreia do Sul, planejar uma insurreição é punível com pena máxima de morte ou prisão perpétua. A primeira medida não é consumada desde 1997.

Yeol já havia sido condenado por cinco anos devido a uma série de crimes, como abuso de poder até obstrução da Justiça. Ele está deito em regime de isolamento e nega todas as acusações.

Para o ex-presidente, a convocação da lei marcial era importante para "proteger a liberdade" e restaurar a ordem constitucional diante do que chamou de uma "ditadura legislativa" liderada pela oposição.

Junto do antigo chefe de Estado, o ex-ministro da Defesa Kim Yong-hyun foi condenado a 30 anos de prisão por seu papel na crise.

Relembre o caso

Em 3 de dezembro de 2024, Yeol decretou a lei marcial no País em um discurso transmitido ao vivo. Horas depois, o Parlamento votou para bloquear o decreto.

Na época, Suk Yeol alegou que a medida era necessária para proteger o país das "forças comunistas" norte-coreanas.

A lei marcial está escrita no artigo 77 da Constituição da Coreia do Sul e afirma que é uma medida feita por meio do presidente, "quando for necessário enfrentar uma exigência militar ou manter a segurança e a ordem pública".

O líder ainda responde por mandar tropas militares até a Assembleia Nacional para arrastar seus oponentes para fora e prendê-los.

Ainda é esperado que o ex-mandatário recorra da decisão e possa, novamente, contestar qualquer decisão do tribunal de apelações no Supremo Tribunal sul-coreano.

 

 

 

 

 

 

AFP

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Detox pós-Carnaval: o que realmente ajuda o corpo a se recuperar dos excessos

Detox pós-Carnaval: o que realmente ajuda o corpo...

O feriado mais aguardado do verão não movimenta apenas as ruas, mas também a economia, e o físico dos foliões. S...

'O Agente Secreto' se torna 5ª maior bilheteria de filmes brasileiros da década

'O Agente Secreto' se torna 5ª maior bilheteria de...

"O Agente Secreto" se tornou o 5º filme brasileiro com maior público desta década. O longa,...