@crsf

Detox pós-Carnaval: o que realmente ajuda o corpo a se recuperar dos excessos

Com as viagens, festas e consumo de lazer, aumentam também os exageros: refeições mais pesadas, bebidas alcoólicas, poucas horas de sono e alterações no ritmo habitual

Detox pós-Carnaval: o que realmente ajuda o corpo a se recuperar dos excessos

O feriado mais aguardado do verão não movimenta apenas as ruas, mas também a economia, e o físico dos foliões. Segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o Carnaval de 2026 deve movimentar R$ 18,6 bilhões apenas no mês de fevereiro, um crescimento de 10% em comparação a 2025, podendo ser o melhor resultado para o período desde 2011, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com as viagens, festas e consumo de lazer, aumentam também os exageros: refeições mais pesadas, bebidas alcoólicas, poucas horas de sono e alterações no ritmo habitual. Não por acaso, após o feriado, crescem as queixas de aumento de peso, cansaço, acúmulo de líquidos e desconforto digestivo, além da busca por soluções conhecidas como “detox”. Segundo o Dr. Edson Ramuth, médico e fundador do Emagrecentro, rede referência em emagrecimento saudável e estética corporal, os sinais mais comuns após dias de maior consumo alimentar e alcoólico estão ligados principalmente à desidratação e às alterações no padrão de sono.

“Os relatos mais frequentes são da sensação de inchaço, cansaço e corpo pesado. Esse quadro costuma estar associado à retenção de líquidos, a um processo inflamatório leve e à sobrecarga digestiva”, explica.

A seguir, o médico orienta estratégias que ajudam a retomar a rotina de forma gradual e equilibrada.

1. Hidratação como estratégia para reduzir o inchaço

O álcool favorece a perda de líquidos “Quando o organismo está desidratado, tende a reter líquidos como mecanismo de defesa. A ingestão de água ao longo do dia auxilia os rins a regularem esse processo e a diminuir a distensão”, afirma.

2. Alimentação ajustada favorece a retomada da disposição

Após uma fase de consumo elevado e refeições irregulares, é comum queda na energia. “Ficar longos intervalos sem se alimentar ou adotar restrições severas pode intensificar o cansaço. O ideal é retomar um padrão saudável, com verduras, legumes e proteínas magras”, orienta. Essa combinação contribui para o bom desempenho metabólico, ajuda a estabilizar a glicose e favorece o restabelecimento da vitalidade.

3. Sono como regulador do equilíbrio interno

“As noites mal dormidas impactam diretamente a condição física, o descanso regula hormônios ligados ao apetite, ao humor e à disposição. Dormir pouco prolonga a impressão de fadiga e dificulta a estabilização do metabolismo”, explica o médico. A volta a horários regulares de sono é uma das estratégias mais eficazes para recuperar o ritmo natural do organismo.

4.Tratamentos estéticos como aliados na redução de medidas

“Os protocolos atuam principalmente no estímulo à drenagem de líquidos, o que favorece a diminuição temporária do volume e melhora a aparência da pele. É comum que as pessoas relatem se sentir menos inchadas e com maior conforto após as sessões”, explica.

O médico Ramuth observa que os efeitos costumam ser percebidos de forma progressiva. “Em média, ao longo de cerca de quatro semanas, muitos pacientes já notam redução do inchaço e melhora na sensação de leveza, especialmente quando esses cuidados acompanham a reorganização da alimentação e a regularização do descanso”, conclui.

 

 

 

 

 

 

 

estadao conteudo

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Detox pós-Carnaval: o que realmente ajuda o corpo a se recuperar dos excessos

Detox pós-Carnaval: o que realmente ajuda o corpo...

O feriado mais aguardado do verão não movimenta apenas as ruas, mas também a economia, e o físico dos foliões. S...

'O Agente Secreto' se torna 5ª maior bilheteria de filmes brasileiros da década

'O Agente Secreto' se torna 5ª maior bilheteria de...

"O Agente Secreto" se tornou o 5º filme brasileiro com maior público desta década. O longa,...