@crsf

Homem xinga e cospe em filha de Fachin na UFPR: "Lixo comunista"

Homem xinga e cospe em filha de Fachin na UFPR: "Lixo comunista"

A professora e diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR - Universidade Federal do Paraná, Melina Fachin, sofreu uma agressão na última sexta-feira, 12, ao deixar a instituição em Curitiba/PR. Um homem branco, não identificado, abordou a filha do ministro do STF Edson Fachin chamando-a de "lixo comunista" e cuspiu em seu rosto. Até o momento, a identidade do agressor não foi confirmada.

O advogado Marcos Gonçalves, marido de Melina, classificou a conduta como "uma agressão covarde" e ressaltou que o episódio não deve ser visto de forma isolada, mas como parte de uma "escalada de violência física e política" no país, sobretudo contra pessoas ligadas a instituições democráticas.

Segundo o causídico, o caso estaria relacionado ao cancelamento, pela UFPR, da palestra "Como o STF tem alterado a interpretação constitucional?". O evento, que aconteceria na terça-feira, 9, na Faculdade de Direito, foi suspenso após alertas de risco à segurança, mas a tentativa de apoiadores de mantê-lo provocou confronto no campus e levou estudantes contrários à atividade a ocupar o prédio. 

Professores da Faculdade de Direito da UFPR divulgaram nota em solidariedade à diretora. Os docentes ressaltaram que divergências políticas e ideológicas são legítimas, mas não podem, em hipótese alguma, justificar agressões ou intimidações, reiterando a defesa do respeito, do diálogo e da liberdade acadêmica.

O CCONS - Centro de Estudos da Constituição, do qual a professora faz parte, também repudiou o ataque, afirmando que a violência física e verbal representou uma tentativa covarde de intimidação e um sintoma grave da intolerância que ameaça transformar a universidade em palco de silenciamento. 

Na mesma linha, a OAB, por meio da Comissão Nacional de Direitos Humanos, repudiou a agressão e destacou que "violência, intolerância e silenciamento não podem ter espaço, sobretudo em instituições de ensino superior".

Leia a nota completa dos professores da UFPR.

Leia a nota completa do CCONS.

Leia a nota completa da OAB.

 

 

fonte link: https://www.migalhas.com.br/quentes/440150/homem-xinga-e-cospe-em-filha-de-fachin-na-ufpr--lixo-comunista

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Rio de Janeiro tem maior festa de Ano Novo do mundo, reconhece Guinness

Rio de Janeiro tem maior festa de Ano Novo do mund...

O Rio de Janeiro recebeu nesta terça-feira (30) o título de maior festa de Ano Novo do mundo do Livro Guinness dos Recordes, um recon...

Sem Novo Código Eleitoral, o que o Legislativo deixou pendente para as eleições de 2026

Sem Novo Código Eleitoral, o que o Legislativo dei...

Com a aproximação do calendário eleitoral de 2026, o Congresso Nacional encerra mais um ciclo legislativo sem concluir a vota&...

Mega da Virada 2026: veja até que horas é possível fazer apostas

Mega da Virada 2026: veja até que horas é possível...

A Mega da Virada pode pagar o maior prêmio da história nesta quarta-feira (31). Acumulado em R$ 1 bilhão, o prêmio ser&aa...