@crsf

IPCA acelera a 0,44% em setembro com conta de luz mais cara, diz IBGE

No ano, inflação acumulada é de 3,31% e, nos últimos 12 meses, de 4,42%; no mês anterior, índice que mede inflação oficial do país teve deflação de 0,02%

IPCA acelera a 0,44% em setembro com conta de luz mais cara, diz IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no país, acelerou em setembro a 0,44%, mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (9).

No mês anterior, o índice havia apresentado deflação de 0,02%. No ano, a inflação acumulada é de 3,31% e, nos últimos 12 meses, de 4,42%.

Analistas esperavam uma alta de 0,46% no índice de setembro, com alta anual de 4,43%, conforme pesquisa da Reuters.

A meta de inflação perseguida pelo Banco Central neste e nos próximos anos é de 3%, com intervalo de tolerância que vai de 1,5% a 4,5%.

Os maiores impactos na inflação de setembro vieram dos grupos Habitação, levado pelo encarecimento da energia elétrica, e Alimentação.

 

Flourish logo

A Flourish chart

Energia mais cara

“A mudança de bandeira tarifária de verde em agosto, onde não havia cobrança adicional nas contas de luz, para vermelha patamar um, por causa do nível dos reservatórios, foi o principal motivo para essa alta. A bandeira vermelha patamar um acrescenta R$ 4,46 aproximadamente a cada 100kwh consumidos”, explica o gerente da pesquisa, André Almeida.

Só o grupo Habitação subiu 1,80% no mês, após aumento nos preços da energia elétrica residencial, que passou de queda de 2,77% em agosto para alta de 5,36% em setembro.

O grupo também teve influência de reajustes tarifários em Porto Alegre, Vitória, São Luís e Belém, e de reajustes na taxa de água e esgoto em Fortaleza, Salvador e Vitória. O IBGE destaca ainda nesse grupo o aumento do gás de botijão.

Alimentação

Já o grupo Alimentação e bebidas teve alta de 0,50%, com destaque para alimentação no domicílio, que subiu 0,56%, após dois meses consecutivos de queda.

O IBGE ressalta aumentos nos preços do mamão (10,34%), da laranja-pera (10,02%), do café moído (4,02%) e do contrafilé (3,79%). No lado das quedas, destacam-se a cebola (-16,95%), o tomate (-6,58%) e a batata inglesa (-6,56%).

 

Flourish logoA Flourish table

https://www.youtube.com/watch?v=BtOxDKzTT3I

Fonte:cnnbrasil.com.br

Faça um comentário // Expresse sua opinião...

Veja os últimos Comentários

Veja também

Canonização de Carlo Acutis será celebrada em paróquia do beato, em São Paulo; veja programação

Canonização de Carlo Acutis será celebrada em paró...

canonização de 

Hacktivistas reciclam aparelhos obsoletos na Argentina: ‘o velho funciona’

Hacktivistas reciclam aparelhos obsoletos na Argen...

Trata-se de “reivindicar o direito de reconhecer quando as coisas funcionam ou não funcionam, em vez de deixarem me dizer se funcionam...

Coronel Francyanne Lacerda assume interinamente a Semob após saída de Vânia Rosa

Coronel Francyanne Lacerda assume interinamente a...

 

A coronel da Polícia Militar, Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, foi nomeada pelo prefeito Abilio Brunini para assumir int...