ELEIÇÕES 2022
O GLOBO
O país nunca chegou à véspera de uma eleição presidencial em um cenário tão indefinido a respeito das chances de realização de um segundo turno. Favorito, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conta com a preferência da metade da população na contagem dos votos válidos, segundo Datafolha divulgado quinta-feira. O placar é numericamente mais incerto do que de 12 anos atrás, quando Dilma Rousseff (PT) chegou à reta final com 51% de intenção de votos. Na ocasião, a sucessão de Lula foi definida em segundo turno, com a petista superando José Serra (PSDB). A contagem considera apenas os votos válidos — ou seja, excluindo os brancos e nulos na pesquisa estimulada — do penúltimo levantamento do instituto antes do pleito.
Na mesma medida em que deixa aberta a possibilidade de a fatura ser liquidada amanhã, a pesquisa expõe que, na prática, hoje há dois desfechos em perspectiva: vitória de Lula no primeiro turno ou um confronto direto entre ele e o presidente Jair Bolsonaro (PL), dono de 36% dos votos válidos no Datafolha. Atrás da dupla, em empate técnico, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) duelam pela terceira colocação, com 6% e 5% das intenções, respectivamente. Desde 2002, o presidente do país é definido em dois turnos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) • Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente
Crédito - Michel Alvim - Secom-MT
O Governo de Mato Grosso publicou no Diário Oficia...
A PF deflagrou, nesta terça-feira, 16, no Rio de Janeiro/RJ, a Operação Unha e Carne 2 e prendeu o desembargador Macári...
Faça um comentário // Expresse sua opinião...
Veja os últimos Comentários